TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
com você

Faz bem dormir sem calcinha? Descubra os mitos e verdades da prática

A questão sobre dormir com ou sem calcinha é frequentemente debatida

Por Carlos Rocha Publicado em
Dormir sem calcinha com voce
Faz bem dormir sem calcinha? Descubra os mitos e verdades da prática

Uma pequena mudança no hábito noturno, como dormir sem calcinha, pode ser de grande valia para a saúde íntima, afirma a ginecologista Wanuzia Miranda. Em um bate-papo com a apresentadora Fernanda Albuquerque, no programa Com Você desta quarta-feira (28), a médica destacou os benefícios dessa prática e desmistificou algumas preocupações comuns entre as mulheres.

A questão sobre dormir com ou sem calcinha é frequentemente debatida, e a Dra. Wanuzia explicou que muitas mulheres foram acostumadas a proteger excessivamente a região genital com roupas íntimas apertadas e grossas. No entanto, ressaltou que os genitais precisam de arejamento e ventilação para manter sua saúde.

A especialista destacou que dormir sem calcinha permite essa ventilação, evitando o acúmulo de suor e o consequente desequilíbrio do pH genital, que pode favorecer o crescimento de fungos e causar irritações e coceiras. Ela enfatizou que tecidos naturais, como o algodão e o modal, são os mais recomendados por serem respiráveis e absorverem bem o suor.

Porém, a médica também considerou que algumas mulheres têm dificuldade em se adaptar a essa prática, seja por hábito ou por questões de conforto. Para esses casos, ela recomendou o uso de calcinhas de algodão, que são mais confortáveis e proporcionam uma boa ventilação.

Durante o programa, a Dra. Wanuzia também abordou diferentes tipos de calcinhas e seus efeitos na saúde íntima. Ela alertou sobre os riscos de usar calcinhas de materiais sintéticos, que podem reter mais umidade e calor, favorecendo o surgimento de infecções fúngicas.

No entanto, a médica ressaltou que o uso de calcinhas de renda para ocasiões especiais não é proibido, mas deve ser feito com moderação, considerando que esse tipo de tecido também pode causar desconforto em algumas mulheres.

Por fim, a Dra. Wanuzia reforçou a importância da prevenção do câncer de colo uterino e convidou para um evento sobre o tema, destacando a necessidade de conscientização para mudar essa realidade.


Relacionadas