TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saneamento básico

Abastecimento de água chega a 76% da população e apenas 32% têm rede de esgoto na PB

Segundo dados apresentados pela Cagepa, apenas 29 dos 223 municípios paraibanos possuem seus Planos Municipais de Saneamento Básico

Por Carlos Rocha Publicado em
Obra de saneamento básico
Abastecimento de água chega a 76% da população e 32% têm rede de esgoto na PB (Imagem: Reprodução / Agência Senado)

Na busca por garantir o cumprimento das leis federais que versam sobre o saneamento básico, o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Governo Estadual e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) se uniram em uma reunião realizada na tarde de segunda-feira (26), na Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para impulsionar a universalização do saneamento básico no Estado, confrontando os desafios representados pela ausência de Planos Municipais de Saneamento Básico em grande parte dos municípios.

Presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, a reunião contou com a participação do secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga Filho, do diretor-presidente e da gerente de concessões e contratos de programa da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves e Kíssia Polyana Andrade Pessoa, respectivamente, e do secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas.

O procurador-geral destacou a importância do direito ao saneamento básico para a população paraibana e enfatizou o compromisso do MPPB em promover ações que visem alcançar essa universalização. Uma comissão específica foi criada para tratar do tema, coordenada pelo procurador de Justiça Francisco Sagres e composta pelos promotores de Justiça Raniere Dantas e José Farias.

Durante a reunião, foram apresentadas diversas estratégias para impulsionar a efetivação do saneamento básico no estado. Entre elas, destaca-se a cobrança aos municípios que ainda não elaboraram seus Planos Municipais de Saneamento Básico, exigidos por lei, para que o façam ou adiram aos Planos Microrregionais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, desenvolvidos pelo Estado da Paraíba.

Segundo dados apresentados pela Cagepa, apenas 29 dos 223 municípios paraibanos possuem seus Planos Municipais de Saneamento Básico. A não elaboração desses planos impede o acesso a recursos federais destinados ao financiamento de obras de saneamento.

Para enfrentar esse desafio, o promotor de Justiça Raniere Dantas ressaltou a possibilidade de os Planos Microrregionais suprirem a ausência dos Planos Municipais, conforme previsto em lei. O objetivo é alcançar a adesão dos prefeitos municipais a esses planos regionais ou, alternativamente, a elaboração dos planos municipais.

O secretário estadual anunciou a realização de reuniões com os prefeitos, marcadas para o próximo mês, para apresentar os planos microrregionais e discutir estratégias para sua implementação. Por sua vez, o secretário-executivo da Famup comprometeu-se a dialogar com os gestores municipais sobre a importância do cumprimento da legislação federal.

O desafio é grande, considerando que, de acordo com as leis federais, até 2033, espera-se que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e que 90% tenha acesso à rede de coleta e tratamento de esgotos. Contudo, atualmente, apenas 76,1% da população paraibana têm acesso à rede de abastecimento de água e somente 32,48% têm acesso ao serviço de esgotamento sanitário.

A lista dos municípios paraibanos que possuem Planos Municipais de Saneamento Básico inclui Alagoa Grande, Campina Grande, João Pessoa, e outros, totalizando 29 localidades que estão em conformidade com a legislação.

O desafio agora é ampliar esses esforços para garantir que todos os municípios paraibanos possam oferecer à sua população o acesso adequado ao saneamento básico, essencial para a qualidade de vida e a saúde pública.


Relacionadas