TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
arboviroses

Confirmada primeira morte por chikungunya na Paraíba em 2024

Estado confirmou duas mortes e investiga outras quatro

Por Carlos Rocha Publicado em
Anunciado novo concurso com 4,4 mil vagas na Paraíba; saiba mais
Subnotificação pode dificultar o controle da Dengue na Paraíba, diz Secretaria (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (26), a Paraíba registrou o primeiro óbito causado pela chikungunya no estado em 2024. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), a vítima foi um homem de 57 anos, residente no município de Sapé.

A chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do zika vírus. Os sintomas incluem febre alta, dores articulares intensas, dor de cabeça, cansaço e erupções cutâneas. Em casos graves, pode levar à morte, principalmente em pessoas com condições de saúde pré-existentes.

O estado da Paraíba enfrenta um cenário preocupante com o ressurgimento dos casos de dengue, que têm se intensificado nos últimos meses. A situação se agrava ainda mais com a confirmação de duas mortes causadas pela doença e outras quatro sob investigação.

Uma mulher de 42 anos, residente no Conde, foi a segunda vítima que morreu por complicações da dengue confirmada pelas autoridades de saúde. Esses casos alarmantes reforçam a necessidade urgente de medidas preventivas e de controle para conter a propagação do vírus.

Carla Jaciara, técnica do núcleo de arbovirose da Secretaria Estadual de Saúde, destacou a importância da conscientização da população e da colaboração de cada indivíduo no combate ao mosquito transmissor.

Os municípios mais afetados pela dengue na Paraíba são João Pessoa e Campina Grande, devido à sua alta densidade populacional. No entanto, há uma preocupação adicional com os municípios que ainda não relataram casos, pois a subnotificação pode dificultar o controle da doença.

É fundamental que a população adote medidas preventivas, como a eliminação de focos de água parada em suas residências e locais de trabalho, além de buscar assistência médica ao apresentar sintomas como febre, dores de cabeça e abdominais, entre outros.

As ações de vigilância e controle da dengue estão sendo intensificadas pela Secretaria de Saúde do Estado, que destaca a importância da vacinação e do uso do carro fumacê como estratégias complementares no enfrentamento da doença.

Diante do aumento preocupante dos casos e das mortes relacionadas à dengue, é essencial que a população esteja atenta e tome todas as precauções necessárias para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Foi ressaltado também a importância da vacinação para o público alvo.


Relacionadas