TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
no busto de tamandaré

Bombeiros promovem exposição com orientações para banhistas em João Pessoa

Com o objetivo de manter a segurança dos foliões, a instituição reforça seu compromisso em evitar óbitos por afogamento

Por Carlos Rocha Publicado em
Bombeiros promovem exposição com orientações para Operação Carnaval 2024
Bombeiros promovem exposição com orientações para Operação Carnaval 2024 (Foto: Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba estará realizando, nesta sexta-feira (9), uma exposição de materiais, viaturas e embarcações. O treinamento está previsto para começar às 10h, no Busto de Tamandaré, ntre as praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa. Esses materiais serão utilizados na Operação Carnaval 2024.

Com o objetivo de manter a segurança dos foliões, a instituição reforça seu compromisso em evitar óbitos por afogamento.

"Há 5 anos que não registramos óbito por afogamento nos locais monitorados pelo CBMPB no Carnaval e estamos empenhados para continuar esse trabalho", ressaltou o Corpo de Bombeiros.

Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba Promove Exposição de Materiais e Orientações para Operação Carnaval 2024
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba Promove Exposição de Materiais e Orientações para Operação Carnaval 2024 (Foto: Corpo de Bombeiros/ PB)

Durante a exposição, os bombeiros estarão orientando à população com dicas e informações para garantir um carnaval mais seguro.

Apesar do histórico de um bom tempo sem ocorrências de óbitos por afogamentos em áreas monitoradas durante o carnaval, é fundamental manter o alerta para a prevenção de acidentes dessa natureza.

Cenário Nacional de Afogamentos

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático revelam que o Brasil registra uma média de 15 mortes por afogamento por dia, totalizando aproximadamente 5.475 óbitos anuais. Homens são mais afetados, com uma média de 6,4 vezes mais mortes do que mulheres. A faixa etária mais vulnerável é antes dos 29 anos, representando 45% das mortes por afogamento.

O levantamento também destaca que, diariamente, uma criança morre afogada em casa, sendo que 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos ocorrem em residências. O verão, de dezembro a março, concentra 45% dos casos, ressaltando a importância da atenção redobrada nesse período.

Embora a mortalidade por afogamento tenha tido uma redução de 47% em 26 anos (1995-2021), os dados ressaltam a necessidade contínua de conscientização, especialmente em áreas sem a presença de guardavidas.

A prática de atividades aquáticas deve ser realizada com responsabilidade e respeito aos limites individuais, visando a segurança de todos. A atuação eficaz de guardavidas e a conscientização sobre os riscos são essenciais para a prevenção de tragédias durante o período de carnaval e ao longo do ano.

Com a exposição e as orientações do Corpo de Bombeiros, espera-se que os foliões estejam mais preparados para desfrutar do carnaval com segurança e tranquilidade.


Relacionadas