TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Instituto Nacional de Meteorologia

João Pessoa registrou maior temperatura em 55 anos nesta terça-feira (6)

Essa temperatura superou o recorde anterior, que datava de 26 de abril de 1969

Por Carlos Rocha Publicado em
Praia de Tambaú, em João Pessoa
João Pessoa registra maior temperatura em 55 anos nesta terça-feira (6) (Imagem: Reprodução)

No início deste ano, a capital paraibana, João Pessoa, alcançou uma marca histórica em relação à temperatura. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira, dia 6 de janeiro, os termômetros atingiram a marca de 34,9ºC, estabelecendo um novo recorde desde que o órgão começou a monitorar o clima na cidade, em 1961.

Essa temperatura superou o recorde anterior, que datava de 26 de abril de 1969, quando os termômetros registraram 34,8ºC, prestes a completar 55 anos.

Segundo informações fornecidas pela assessoria do Inmet, vários fatores contribuíram para essa alta temperatura. A elevada incidência de radiação solar, característica desta época do ano no Hemisfério Sul, aliada ao fenômeno do El Niño, tem inibido a formação de nuvens de chuva no Nordeste brasileiro. Esse cenário intensifica a incidência de radiação solar direta e o aumento da temperatura da superfície terrestre.

Além disso, o Instituto ressaltou que a temperatura média no Oceano Atlântico está mais elevada neste início de 2024 em comparação com anos anteriores, o que potencializa todos esses fatores climáticos.

É importante ressaltar que o aumento da temperatura não é exclusivo de João Pessoa. Cidades como Fortaleza e Teresina também registraram altas históricas recentemente, com temperaturas de 34,9ºC e 37,4ºC, respectivamente. Esses valores representam as maiores temperaturas já registradas nessas cidades para o mês de fevereiro.


Relacionadas