TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
"Brilho Sim, Barulho Não"

Ministério Público da Paraíba articula lei para proibir fogos de artifício com ruído

A campanha "Brilho Sim, Barulho Não" busca conscientizar a população sobre a importância da empatia e do respeito aos direitos do próximo

Por Carlos Rocha Publicado em
Homem perde dedos após soltar fogos durante jogo do Brasil, na Grande JP
Homem perde dedos após soltar fogos durante jogo do Brasil, na Grande JP (Foto: Reprodução)

O Ministério Público da Paraíba está empenhado em promover uma mudança significativa nos eventos festivos do estado. Uma proposta está sendo articulada para proibir a utilização de fogos de artifício barulhentos em toda a Paraíba, visando garantir o bem-estar de diversos grupos vulneráveis, como idosos, crianças autistas e animais.

A iniciativa, que teve sua primeira edição no fim do ano passado, está ganhando força novamente. A promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Daniele Lucena da Costa Rocha, explicou que a campanha "Brilho Sim, Barulho Não" busca conscientizar a população sobre a importância da empatia e do respeito aos direitos do próximo.

A promotora ressaltou que a medida não visa proibir os fogos de artifício em si, mas sim os que possuem estampidos que podem causar incômodos a grupos mais sensíveis. Já existem relatos científicos que comprovam os efeitos negativos desses fogos, tanto na saúde humana quanto na dos animais.

A campanha conta com o apoio de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Defensoria Pública da União. Projetos de lei sobre restrições semelhantes estão sendo discutidos não apenas no âmbito estadual, mas também nacional.

Leia também:


Relacionadas