TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Especialista explica

Chuvas na Paraíba estão acima da média para setembro?

Especialista explica fenômeno que acontece em João Pessoa

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Chuvas na capital paraibana
Chuvas na capital paraibana (Foto: Thaís Alencar / RTC)

Às vésperas do começo da primavera - que começará no sábado (23), João Pessoa e parte da Paraíba enfrentam um cenário típico de inverno em alguns momentos: chuva firme e clima ameno. O comportamento do tempo tem frequentemente sido assunto nas rodas de diálogos da população, que se mostra surpresa.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) revelam que só no bairro do Cristo, em João Pessoa, foram registrados 17,8 mm nas últimas 96 horas. Os números foram consultados às 11h desta terça-feira (19).

O Portal T5 buscou esclarecimentos junto à Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA). Segundo a meteorologista Marle Bandeira, há uma explicação para o fenômeno. “Essas chuvas estão concentradas no litoral em razão de um sistema de alta pressão. Pela localização e intensidade, ele faz com que os ventos fortes do Sudeste cheguem aqui”.

O mecanismo faz com que a umidade oceânica trafegue em direção à costa leste do Nordeste brasileiro. “Esse sistema está mais próximo ao continente e com uma intensidade razoável. Por isso, há chuvas vais espaçadas no Litoral, Brejo e Agreste”, completou

A expectativa é que o fenômeno se entenda até o fim desta semana. E, no decorrer do mês de outubro, ele reduza. Isso implica em alteração do clima, que deve ceder espaço à constância do sol.

Leia mais:



Relacionadas