TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
central de transplantes

Segunda doação de multiórgãos em 48 horas é registrada na Paraíba

Desta vez, o doador foi um homem de 49 anos que estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande

Por Carlos Rocha Publicado em
Segunda doação de multiórgãos em 48 horas é registrada na Paraíba
Segunda doação de multiórgãos em 48 horas é registrada na Paraíba (Foto: Secom-PB)

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, na madrugada desta sexta-feira (30), a segunda doação de múltiplos órgãos em um intervalo de 48 horas. A primeira doação ocorreu na noite da última quarta-feira (28) no Hospital Metropolitano, onde foram doados coração, fígado, rins e córneas.

Desta vez, o doador foi um homem de 49 anos que estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande, vítima de um Trauma Crânioencefálico (TCE) grave. Após a confirmação da morte encefálica, a equipe multidisciplinar da Central realizou a entrevista familiar e obteve autorização para a doação dos órgãos.

Foram doados o fígado, os rins e as córneas, totalizando a 17ª captação de múltiplos órgãos na Paraíba em 2023. O fígado e um rim permaneceram no estado, enquanto o outro rim, sem compatibilidade de receptor na Paraíba, será encaminhado para o estado de Pernambuco. O fígado foi implantado em uma jovem paraibana de 20 anos, o rim esquerdo em um homem de 62 anos e o rim direito em uma pernambucana de 49 anos.

Segundo a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, as famílias desempenham um papel fundamental no processo de doação. Ela ressalta a importância do "sim" das famílias em um momento doloroso como esse, destacando-o como um verdadeiro ato de nobreza e amor ao próximo. Mesmo no momento de luto, os familiares colaboram no processo de doação de órgãos, o que aumenta ainda mais a gratidão por saber que esse gesto permitirá um recomeço para aqueles que aguardam na fila de espera por um transplante.

Ao longo deste ano, na Paraíba, já foram realizados 125 transplantes, incluindo 87 de córneas, cinco de coração, 19 de rim, 11 de fígado e três de medula óssea. Atualmente, o estado conta com 454 pessoas aguardando a doação de um órgão ou tecido, ressaltando a importância contínua da conscientização sobre a doação de órgãos e a importância da solidariedade para salvar vidas.


Relacionadas