TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
nesta sexta (26)

João Pessoa recebe mutirão gratuito para emissão de Declaração de IR

A data limite para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 é 31 de maio

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa recebe mutirão gratuito para emissão de Declaração de IR
João Pessoa recebe mutirão gratuito para emissão de Declaração de IR (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Com apenas cinco dias restantes para o prazo final de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, aqueles que ainda não prestaram contas terão uma nova oportunidade. Quase 100 mil declarações de Imposto de Renda 2023 aguardam envio na Paraíba.

A Faculdade FPB promoverá um mutirão gratuito nesta sexta-feira (26) em João Pessoa. O evento será realizado no piso térreo do Shopping Tambiá, das 9h às 17h, e contará com o apoio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), vinculado ao curso de Ciências Contábeis da instituição.

Para agilizar o processo de declaração, os participantes deverão comparecer ao local com os documentos necessários, incluindo informes de rendimentos, comprovantes de despesas e recibos de pagamentos.

A data limite para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 é 31 de maio. Devem realizar a declaração os contribuintes que tiveram rendimentos anuais de até R$ 40.000,00 no ano anterior, não realizaram transações de investimentos e ganhos de capital, possuem apenas uma fonte de renda e não possuem pensão judicial.

Iniciativas como essa têm incentivado os contribuintes a não deixarem a declaração para a última hora e evitarem cair na temida malha fina, na qual a Receita Federal identifica inconsistências nos dados fornecidos.

De acordo com a coordenadora do NAF, a doutora em Economia e professora Camila Mirella, ser enquadrado na malha fina acarreta diversas consequências negativas. "Isso inclui o pagamento de multas calculadas com base no imposto devido, possibilidade de denúncia por crimes de sonegação fiscal, falta de confiança da Receita Federal nos anos seguintes, impossibilidade de obter ou atualizar o passaporte, restrição para abrir contas bancárias, dificuldade de acesso a financiamentos ou empréstimos, além da impossibilidade de assumir cargos públicos", alerta a especialista.


Relacionadas