TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
atrasados

PB tem mais de 1,2 milhão de pessoas sem dose de reforço contra Covid

Autoridades da saúde recomendam retomada de cuidados contra doença.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Quarta dose está disponível para público 30+.
Quarta dose está disponível para público 30+. (Foto:Reprodução/Secom JP)

Mais de 1,2 milhão de paraibanos não receberam a primeira dose de reforço, considerada a terceira dose, dos imunizantes contra o Covid-19. A informação da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) traz o alerta junto ao aumento de casos da doença em todo o país nos últimos dias.

(Confira os locais de vacinação em João Pessoa no fim da matéria)

Cerca de 449 mil paraibanos receberam a segunda dose de reforço (quarta dose), equivalente a 20,56% da população acima de 30 anos. São 1,7 milhão atrasados para essa fase da imunização.

Considerando que a subvariante tenha uma capacidade de driblar as vacinas, um escape da proteção vacinal é muito importante que a população esteja devidamente vacinada com as doses de reforço e que retome o uso de máscaras.

Apesar do déficit da população buscando as salas de vacinação, SES-PB vem monitorando a crescente de casos e mantém o plano de contingenciamento para a habilitação de leitos para atender a toda demanda existente para o tratamento da doença.

Ocupação dos leitos 

De acordo com o relatório, divulgado no fim de tarde desta quarta-feira (16), pela SES-PB, diz que a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 29%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 56%. Em Campina Grande, estão ocupados 15% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 0% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 2 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo 64 pacientes estão internados nas unidades de referência para Covid-19.

Locais de vacinação em João Pessoa

Crianças a partir dos seis meses a 2 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer
– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h

Crianças a partir dos 3 e 4 anos (sem agendamento)
1ª dose: Coronavac
2ª dose: Coronavac (28 dias)
– Temporariamente indisponível – Aguardando reposição do Ministério da Saúde (MS)

Crianças a partir dos 5 aos 11 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer
2ª dose: Pfizer (60 dias)
– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização (Torre) – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h

A partir de 12 anos (sem agendamento)
1ª dose: 12+
2ª dose: Janssen, Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)
3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)
4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)
– Salas de vacinas nas USFs*– 8h às 11h
– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

*exceção das USFs: Ilha do Bispo, Alto do Céu II, Mandacaru VIII, Jardim Planalto, Rosa de Fátima, Cruz das Armas IV, Jardim Saúde e Vieira Diniz.

Veja também: 


Relacionadas