TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Aumento de casos

Covid ou gripe? médico explica diferenças e recomenda testagem

Surto de síndromes respiratórias evidência necessidade do teste e tratamento para comprovar a patologia.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Mesmo com sintomas parecidos, agentes que causam patologias são distintos
Mesmo com sintomas parecidos, agentes que causam patologias são distintos (Foto: Reprodução / Médico Responde)

A variação de temperatura que boa parte da população paraibana está exposta neste período tem causado um fenômeno considerado até comum, mas alarmante em função daquilo que se pode esconder. O novo surto de síndromes respiratórias é uma realidade no estado - e até em outras regiões do país.

Geralmente acompanhado por quadro de febre intermitente, secreção e dores na garganta e no corpo, a condição pode, segundo especialistas, passar de uma gripe tradicional: é aí que deve-se prestar atenção quando a possibilidade dos sintomas serem de Covid-19.

De modo geral, vale ressaltar que o que provoca a gripe é a infecção pelo vírus influenza. Atualmente, o de maior circulação é o H3N2. A Covid-19, por sua vez, tem como causa o vírus Sars-CoV-2. E, para espanto de muitos, é possível contrair ambos e desenvolver as duas patologias simultaneamente.

Em entrevista ao Portal T5, o infectologista Jaime Araújo esclareceu as diferenças com relação às doenças. De acordo com ele, "a gripe normalmente tem início súbito e provoca febre alta (mais de 38 °C), dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza. Outros sintomas possíveis são tosse, inicialmente seca, dor de garganta e coriza".

E completou: "a gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias contados a partir do início dos sintomas, mas, em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana. A recuperação é rápida. No entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar da "fraqueza” que sentem. Em pessoas de maior risco (como portadores de doenças crônicas e problemas de imunidade), a gripe pode ser mais perigosa e é chamada de gripe complicada. Isso acontece quando ocorre pneumonia causada diretamente pelo vírus ou infecções por bactérias que podem complicar o quadro".

A única maneira de esclarecer efetivamente as condições clínicas é realizando o teste da Covid-19. A técnica será capa de indicar o tratamento mais adequado, além de excluir achismos e convicções e, principalmente, a automedicação.

"A Covid afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentam sintomas leves a moderados da doença e não precisam ser hospitalizadas. Os Sintomas mais comuns são Febre, Tosse, Cansaço e Perda de paladar ou olfato. Outros casos podem ter Dificuldade para respirar ou falta de ar, além de Dores no peito", ressaltou.

Testagem na rede municipal

Jaime defendeu que os testes são a ferramenta responsável para diferenciação dos quadros. Em João Pessoa, a população pode buscar a testagem gratuita, feita sem necessidade de agendamento, no Laboratório Central do Município (Lacen-JP). Também é possível fazer o teste nas Policlínicas Municipais e Unidades de Saúde da Família (USFs), que estão distribuídas pelos bairros da capital. Neste caso, o agendamento é obrigatório.

A testagem no Lacen-JP acontece das 8h às 16h. Diariamente, são distribuídas 100 fichas e o atendimento é realizado por ordem de chegada. O laboratório fica na Rua Alberto de Brito, no bairro Jaguaribe, anexo à Policlínica Municipal.

Nas USFs ou policlínicas, o agendamento é feito por meio do aplicativo Vacina JP ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br, sempre a partir das 19h do dia anterior. Os locais e horários estarão disponíveis nas duas plataformas no momento do agendamento.

Veja mais:


Relacionadas