TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Celebração

Dia Mundial do Gato: felinos são considerados parte da família

Luísa Andrade é tutora de seis gatos e explicou ao Portal T5 como é a relação com os felinos

Por Juliana Alves Publicado em
Luísa Andrade celebra Dia Mundial do Gato
Luísa Andrade celebra Dia Mundial do Gato (Foto: Arquivo pessoal/Luísa Andrade)

Certa vez, o conhecido neurologista Freud, também chamado de 'pai da psicanálise', disse que “o tempo gasto com gatos nunca é um desperdício”. E, já que eles são tão queridos assim pelo ser humano, nada mais justo que celebrar mundialmente o Dia do Gato. A data é comemorada nesta quinta-feira, 17 de fevereiro.

Luísa Andrade, de 39 anos, é tutora de seis gatos. Em conversa com o Portal T5, ela contou que os felinos também são seus "filhos”.

“Eu sempre tive gato em casa, desde criança. Só que era um, e eu queria ter muito mais”, relembrou ela. “O povo fala que eu ‘junto’ gato. Porque às vezes a gente resgata, deixam aqui em casa… a maioria vem para ficar aqui como um lar temporário e vai ficando”, disse. "São como filhos mesmo".

Luísa, tutora de Arya, Baleia, Mãe, Timbu, Terror e Crepioca, disse ainda que cada gatinho tem uma personalidade diferente. Alguns gostam mais de abraços, carinho e outros são mais independentes e orgulhosos - o perfil mais famoso dos bichanos.

“Algumas pessoas dizem que o gato não gosta do dono. Mas os meus gostam! Inclusive eles têm as pessoas preferidas. Tem uns que gostam mais de mim, outros do meu namorado, outros da minha filha. Mas todos são fofinhos”, explicou.

O amor pelos gatos é tanto que Luísa tatuou na pele o sentimento. "Eu tinha uma tatuagem que eu queria cobrir e eu não achei nada que me representasse melhor, que mais parecesse comigo que um gato", disse ela.

Adoção

O Dia do Gato também é uma data para sensibilizar as pessoas e promover a adoção de gatos abandonados. Luísa ressaltou a importância da adoção responsável.

“Ter um gato em casa não é só colocar ração e uma caixa de areia. Tem que castrar, ter o cuidado para que ele fique dentro de casa, porque o gato tende a ser mais curioso para conhecer a rua. Tem pessoas que se ofendem e dizem que [ter um gato] não é a mesma coisa de ter um filho. Mas a responsabilidade é”.

Celebrações

Apesar de não existir um Dia do Gato oficial no Brasil, os felinos são protagonistas em pelos menos três datas ao longo do ano, como no Dia de Abraçar Seu Gato (em 4 de junho), Dia Nacional do Gato (em 29 de outubro, nos Estados Unidos) e no Dia Nacional do Gato Preto (em 17 de novembro, também nos EUA).

Leia também:


Relacionadas