TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
transplante

Hospital de Trauma de João Pessoa registra 3ª doação de órgãos no mês

O gesto significa menos pessoas na fila de espera e o fim da angústia e dias de incerteza para cada receptor

Por Carlos Rocha Publicado em
Hospital de Trauma de João Pessoa registra 3ª doação de órgãos no mês
Hospital de Trauma de João Pessoa registra 3ª doação de órgãos no mês (Foto: Secom-PB)

O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa contabilizou, nessa segunda-feira (21), a terceira doação de órgãos somente neste mês de fevereiro na unidade. O gesto significa menos pessoas na fila de espera e o fim da angústia e dias de incerteza para cada receptor.

O doador, que possibilitou a perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos pacientes transplantados, foi um homem de 43 anos, que estava internado há três dias e morreu vítima de uma hemorragia intracraniana, causada por um pico hipertensivo. Com a autorização familiar, foram doados fígado, rins e córneas. A cirurgia de retirada durou cerca de três horas e envolveu uma equipe de médicos e enfermeiros.

Para encontrar os receptores compatíveis, entrou em ação a Central de Transplantes, que, após identificar o potencial doador, tem a missão de lançar os dados no ranking para encontrar quem serão as pessoas transplantadas.

“Nosso trabalho é ininterrupto, porque sabemos que quem está esperando a doação de um órgão enfrenta todos os dias uma corrida contra o tempo. São meses de sofrimento e angústia vividos não só pelo paciente, como também pelos familiares,” esclarece a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

O receptor do fígado foi um paraibano de 65 anos, já os rins foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco. Recebeu o rim direito um homem de 35 anos, e o rim esquerdo, uma mulher de 51 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos para posterior transplante.

Em 2021, a Paraíba já registrou 40 transplantes, sendo 26 de córneas, um de coração, oito de rim e cinco de fígado. Ainda esperam por uma córnea 303 pessoas, quatro aguardam um coração, 12 um fígado e 187 um rim.


Relacionadas