TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Hilton Souto Maior

Famílias desabrigadas da 'Dubai' realizam protesto em João Pessoa

Mobilização acontece no bairro de Mangabeira

Por Carlos Rocha Publicado em
Protesto de desabrigados da Dubai deixa trânsito lento em Mangabeira
Protesto de desabrigados da Dubai deixa trânsito lento em Mangabeira (Foto: Reprodução/ Câmeras da Semob)

O trânsito na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira, ficou lento no final da tarde desta quinta-feira (2) por conta de um protesto de moradores que foram retirados da comunidade conhecida como "Dubai". A Superintendência de Mobilidade Urbana (SEMOB), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Polícia Militar (PM) foram envidas ao local para dar apoio.

Após ocuparem a Hilton Souto Maior, os protestantes se dirigiram para a Rua Brasilino Alves da Nóbrega, que é a via que ligas os bairros de Mangabeira e Valentina Figueiredo.

As famílias continuam abrigadas em ginásios e escolas públicas de João Pessoa. Cerca de 400 pessoas sem abrigo esperam o encaminhamento da prefeitura para recebimento de um auxílio financeiro para recebimento de aluguel.

Nessa quarta-feira (1º), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) definiu que a gestão municipal deve apresentar um plano de ação de apoio às famílias. O relatório deve ser entregue até a próxima terça-feira (7).

Sobre o pagamento do auxílio aluguel de R$ 350, a prefeitura informou que "aguarda os dados bancários dos beneficiados que estão com seus processos completos pra iniciar os pagamentos".

Em relação as reclamações feitas sobre a alimentação, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informou que "as refeições são preparadas no mesmo dia da entrega, nos equipamentos de segurança alimentar da Sedes. Elas passam por controle de qualidade no momento da preparação pela nossa equipe de nutricionistas e pela equipe que está no local da entrega, que também inclui nutricionista. Hoje foram distribuídas 220 quentinhas para almoço", disse em nota.

A desocupação

As famílias foram retiradas da ocupação localizada em área de preservação ambiental de Mata Atlântica no dia 23 de novembro. A comunidade Dubai foi alvo de uma operação de desapropriação autorizada pela Justiça da Paraíba, com 600 policiais militares.


Relacionadas