TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dia do Voluntário

Trabalho voluntário também faz bem a quem ajuda; veja

Voluntários falam sobre a experiência de fazer parte da corrente de doação e amor

Por Juliana Alves Publicado em
Deise Julyene durante uma ação voluntária
Deise Julyene durante uma ação voluntária (Foto: Arquivo Pessoal/Deise Julyene)

Ser voluntário é…

“um ato de coragem, amor e empatia. É aprender a ouvir e se colocar sempre no lugar do próximo antes de qualquer julgamento” - Aline Araujo, Projeto Social Vagalumes 

“uma entrega, é responsabilidade, empatia, amor. É um olhar diferente para a vida, é respeito” - Deise Julyene, Doe Sangue PB

“é alguém que pensa no outro” - Thiago Gomes, Doe Sangue PB

“é se doar, espontaneamente, com muito amor” - Patrícia Barrocas, Voluntários Por Amor.

Neste domingo (5) é celebrado o Dia Internacional do Voluntário - data instituída há 36 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU). E o Portal T5 conversou com pessoas que fazem parte dessa corrente do bem e espalham gestos de amor e caridade.

Aline, Deise, Thiago e Patrícia são voluntários de projetos sociais de João Pessoa. Eles participam de ações sem fins lucrativos e ajudam pessoas que precisam de doação de sangue e estão em situação de rua.

Ao T5, todos compartilharam que os efeitos do trabalho voluntário não são apenas para quem recebe as doações. É uma conta que não fecha, em que dividir é também multiplicar.

“A gente nunca é mesmo depois de fazer o bem. A gente se torna melhor”, resumiu Thiago, da ONG Doe Sangue PB.

Para Deise Julyene, “não existe diploma ou pagamento no mundo que pague o sorriso de uma criança, a lágrima de gratidão no rosto de uma família, o abraço apertado”. Segundo ela, a sensação de realizar uma ação voluntária é a mesma que “tocar o céu”.

E para ser voluntário não precisa de muito, somente de vontade. Segundo Deise, quem ainda não se permitiu viver a experiência do voluntariado “não sabe o que está perdendo”. Para ela, organizar a rotina para ter um tempo livre pode não ser uma tarefa fácil, "mas vale todo o esforço e entrega”.

“Eu nasci para isso, eu me encontro nesse trabalho [voluntário]. Eu volto a ser criança, eu vejo o mundo com os olhos diferentes e aprendo muito”, diz.

“O trabalho voluntário transforma. Ele permite a troca de experiência, conhecer novos horizontes, pessoas, situações e histórias. Ensina a gente a ter mais criatividade, força de vontade para resolver problemas. Não se trata apenas dos impactos que causamos na vida dos outros, mas também do papel que esta atividade pode desempenhar na nossa própria vida”, completou Deise.

Os projetos em que Aline, Deise, Thiago e Patrícia são voluntários estão nas redes sociais. Para conhecer mais e acompanhar o trabalho deles, basta acessar: vagalumesjp, voluntariosporamorjp e doesanguepb.

Pesquisa

Conforme uma pesquisa inédita realizada pelo Datafolha, no Brasil, 9 a cada 10 pessoas reconhecem a importância do voluntariado e 48% da população faz ou já fez alguma atividade voluntária. Segundo o levantamento, a vontade de ajudar o próximo aumentou ainda mais durante a pandemia, quando 47% disseram que passaram a doar mais alimentos.

A pesquisa mostrou ainda que 71% dos brasileiros têm interesse no voluntariado. Ao todo, foram ouvidas 1.871 pessoas, a partir dos 14 anos.


Relacionadas