TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Após ataque hacker

Há 5 dias, PB não atualiza dados sobre vacinação contra a Covid-19

Ministério da Saúde enfrenta instabilidade nos sistemas após o ataque hacker.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
João Pessoa vacina grávidas, puérperas e segue aplicando 2ª dose nesta sexta (30)
João Pessoa vacina grávidas, puérperas e segue aplicando 2ª dose nesta sexta (30) (Foto: Divulgação/ PMJP)

Há cinco dias, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não atualiza os números de pessoas vacinadas contra a Covid-19 na Paraíba. O Ministério da Saúde enfrenta instabilidade nos sistemas após o ataque hacker sofrido na última sexta-feira (10). Com a inoperância do Sistema e-SUS, os municípios paraibanos não têm capacidade de fornecer os dados à gestão estadual.

"Nós dependemos do sistema integrado do Programa Nacional de Imunizações (SPI-PNI) e do e-SUS. Houve essa instabilidade com o ataque de hackers, mas o Ministério da Saúde acenou que recuperou todos os dados", disse o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista nesta semana à rádio Jovem Pan João Pessoa.

Assim como a Paraíba, outros estados não divulgaram registros de vacinação nesta terça (14), como o Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

A última atualização, na semana passada, mostra que a primeira dose das vacinas na Paraíba chegaram a 76,17% da população. Cerca de 61% já completou o ciclo vacinal ou recebeu dose única.

O Portal T5 procurou o Ministério da Saúde, mas não obteve resposta sobre a perspectiva de retorno do sistema virtual até a publicação desta matéria.

Veja mais:


Relacionadas