TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Na Paraíba

Secretaria de Saúde acompanha grávidas que tomaram vacina Astrazeneca suspensa pela Anvisa

A Anvisa recomendou a suspensão da aplicação do imunizante a gestantes.

Por Renata Nunes Publicado em
Vacina de oxford astrazeneca 2701214151 1
(Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira (11) o monitoramento das grávidas na Paraíba que tomaram doses da vacina Astrazeneca, após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão da aplicação do imunizante a esse grupo.

Segundo o secretário Geraldo Medeiros, a SES monitora todos os eventos adversos que possam ocorrer às pessoas imunizadas. "Cabem aos municípios, quando há algum evento adverso, notificar o Ministério da Saúde. Aquelas gestantes e puérperas que já se vacinaram com a Astrazeneca podem ficar tranquilas porque eventos adversos deste tipo são rarísismos.", disse.

De acordo com o calendário de vacinação da Prefeitura de João Pessoa, no dia 30 de abril, mulheres gestantes ou puérperas com comorbidades estavam no grupo indicado para a vacinação com doses de Astrazeneca. O Portal T5 tentou contato com a Vigilância em Saúde da capital, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.

Apesar de não haver nenhum relato de evento adverso envolvendo grávidas no Brasil que receberam doses do imunizante, a Anvisa diz que a recomendação é que seja "seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".


Relacionadas