TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Decreto

Em João Pessoa, isolamento é prorrogado por mais 15 dias

Os dados foram divulgados durante coletiva de imprensa, que aconteceu nesta quinta-feira (30)

Por Redação Publicado em
COLETIVA CARTAXO

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, nesta quinta-feira (30), a prorrogação da quarentena por mais 15 dias na cidade. Serviços como transporte coletivo, comércio, repartições públicas e escolas continuam fechados para tentar conter a contaminação pelo novo coronavírus.

Para o prefeito de João Pessoa, os dados apontam que o mês de maio será ‘muito difícil’. A análise é reforçada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba, Felipe Proêncio, que realiza estudos sobre a doença na cidade e acredita que maio será decisivo no enfrentamento.

A nova prorrogação vale até 18 de maio. Serviços essenciais que estão funcionando serão fiscalizados, a partir de hoje, pelo Procon Municipal, podendo ter alvará suspenso e sofrer outras penalidades. "Pedimos que atividades essenciais se adequem ao decreto", informou o procurador do município, Adelmar Azevedo Régis.

Segundo Luciano Cartaxo, o isolamento social é a única forma de reduzir os casos da doença no município, onde a rede de Saúde já dá sinais de sobrecarga.

Ocupação dos leitos

Os hospitais municipais de João Pessoa já possuem 49% dos leitos de enfermaria que foram reservados para casos de coronavírus ocupados. As vagas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da rede municipal para o tratamento da doença já foram ocupadas em 74%.

O gestor anunciou dez novos leitos de UTI em funcionamento no Hospital Santa Isabel. O Hospital Prontovida terá os primeiros leitos abertos no dia 11/05. Na nova unidade hospitalar, serão 82 leitos de enfermaria e 32 leitos de UTI, totalizando mais 114 leitos. As novas vagas devem dar fôlego ao Sistema Municipal de Saúde, que tem registrado aumento no número de internamentos.


Relacionadas