TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Serviço

Coronavírus: saiba como pedir seguro desemprego, carteira de Trabalho e registro Profissional

​As unidades do Ministério do Trabalho​​ em todo o Brasil não estão funcionando, respeitando a recomendação do Governo Federal​ enquanto durarem as medidas de prevenção necessárias ao combate da Covid-19 no Brasil.​

Por Redação Publicado em
Carteira de trabalho 171111 075808

As unidades do Ministério do Trabalho em todo o Brasil não estão funcionando, respeitando a recomendação do Governo Federal enquanto durarem as medidas de prevenção necessárias ao combate da Covid-19 no Brasil.

A orientação, inclusive para a Paraíba, é que durante o período em que o atendimento presencial estiver interrompido, os trabalhadores busquem o portal de serviços do governo federal ou o telefone 158 (Alô Trabalho).

O que não puder ser resolvido por estes canais ficará temporariamente suspenso.

Veja como solicitar cada serviço:

Carteira de Trabalho – não é mais necessário se deslocar a uma unidade do Trabalho para obter a carteira de trabalho. Ela pode ser acessada pela plataforma de serviços do governo federal no site www.gov.br/trabalho ou ao baixar pela loja de aplicativos do telefone. O nome do aplicativo é Carteira de Trabalho Digital e o ícone é o brasão da república branco em um fundo azul.

Seguro-desemprego – o seguro-desemprego pode ser solicitado diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal de serviços do governo federal www.gov.br

Após triagem por atendentes do número 158, os serviços de seguro-desemprego que não estão contemplados nas plataformas digitais serão encaminhados para as superintendências do respectivo estado para tratamento.

Registro Profissional – o cadastro inicial deverá ser feito neste link e a documentação e encaminhada por aqui, não sendo necessário nenhum tipo de agendamento ou entrega de documento presencial.

Plantão trabalhista – para dúvidas ou denúncias em relação ao cumprimento de legislação trabalhista, a referência é o canal de serviços 158. A ligação é gratuita de telefone fixo de todo o país.

Leia também:

+ Segundo caso do novo Coronavírus é confirmado na Paraíba

+ Paraíba vai contratar 2.443 profissionais para área da saúde

+ Paraíba realizará testes para o Covid-19 a partir desta semana, diz governador

+ Clube paraibano multará jogadores que não mantiverem a forma física

+ Campanha de vacinação contra Influenza tem início nesta segunda-feira em JP

+ Número de mortes pelo novo Coronavírus no Brasil chega a 25

+ Na Guatemala, brasileira pede ajuda para retornar à Paraíba

+ Governo permite suspensão de contrato de trabalho por quatro meses

+ Ministro da Saúde prevê que 50% da população será infectada por coronavírus no Brasil


Relacionadas