TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
fenômeno

Eclipse lunar penumbral acontece nesta segunda-feira (25); saiba mais

Os eclipses lunares são eventos que geralmente ocorrem duas vezes por ano

Por Carlos Rocha Publicado em
Lua eclipse lunar ideogram
Eclipse lunar penumbral acontece nesta segunda-feira (25); saiba mais

Em 2024, os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de presenciar dois eclipses lunares. O primeiro evento do ano está marcado para acontecer neste mês de março, enquanto o último está previsto para setembro. No entanto, apenas o primeiro será visível no Brasil. Trata-se de um evento incomum, pois o céu noturno apresentará a Lua viajando através da penumbra da Terra, dando origem ao que é conhecido como eclipse lunar penumbral.

Os eclipses lunares são eventos que geralmente ocorrem duas vezes por ano. Este fenômeno acontece quando a Lua passa pela sombra da Terra, criando uma paisagem no céu que dá a impressão de que o satélite natural está sendo obscurecido por um grande objeto espacial. No entanto, na realidade, é apenas a sombra da Terra que escurece a Lua.

O próximo eclipse lunar penumbral está programado para o dia 25 de março de 2024, uma segunda-feira. A observação desse evento pode não ser tão intensa quanto em outros eclipses, mas será possível dependendo das condições climáticas da noite. A potência máxima do fenômeno e o melhor horário para assisti-lo serão às 04h12, horário de Brasília, na madrugada.

Segundo a NASA, os eclipses lunares ocorrem na fase de lua cheia. Quando a Terra está posicionada entre a Lua e o Sol, a sombra da Terra incide sobre a superfície da Lua, escurecendo-a e, por vezes, tornando-a num vermelho impressionante ao longo de algumas horas. Cada eclipse lunar é visível de metade da Terra. A Lua viaja através da penumbra da Terra, ou a tênue parte externa de sua sombra. O escurecimento da Lua durante um eclipse lunar penumbral pode ser sutil e difícil de notar.

O fenômeno será visível em quase todo o mundo, com exceção de algumas regiões, e terá início às 01h53, atingindo o pico às 04h12, e terminando às 06h32. Durante o eclipse lunar penumbral, a Lua apresentará um leve escurecimento, o que pode confundir sua observação com a de uma noite normal.

Para observar o eclipse lunar penumbral, é recomendado encontrar um local com boas condições climáticas e pouca iluminação artificial. O evento será visível a olho nu, mas telescópios ou binóculos podem auxiliar na observação. Com boas condições climáticas, os interessados devem começar a observar um pouco antes do pico máximo do fenômeno.


Relacionadas