TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde bucal

Prevenção e cuidados: sangramento gengival não deve ser ignorado

O assunto foi tratado no programa Com Você, da TV Tambaú, nesta quinta-feira (14)

Por Carlos Rocha Publicado em
Atendimento odontologico
Prevenção e cuidados: sangramento gengival não deve ser ignorado

No cotidiano da saúde bucal, é comum que algumas questões passem despercebidas ou sejam até mesmo negligenciadas. O sangramento gengival, por exemplo, muitas vezes é encarado como algo trivial, porém, pode indicar problemas mais sérios que merecem atenção e cuidados específicos. O assunto foi tratado no programa Com Você, da TV Tambaú, nesta quinta-feira (14).

A convidada foi Doutora Silvana, profissional da área odontológica, que alertou para a importância de se compreender as causas e os cuidados relacionados ao sangramento das gengivas. Ela destacou que, ao contrário do que muitos pensam, o sangramento não é normal e pode ser um sinal de alerta para problemas de saúde bucal.

Um dos pontos fundamentais abordados pela especialista é a necessidade do uso diário do fio dental. Muitas pessoas subestimam a importância desse hábito na higiene bucal, porém, é essencial para a remoção eficaz de resíduos alimentares e prevenção de problemas gengivais.

A falta de utilização adequada do fio dental pode levar ao acúmulo de resíduos entre os dentes, causando inflamação e sangramento das gengivas. A Dra. Silvana ressalta que a inflamação gengival pode evoluir para condições mais graves, como a periodontite, comprometendo a saúde bucal e até mesmo a mobilidade dos dentes.

Além disso, a profissional destaca que o sangramento gengival pode ser um indicativo de problemas sistêmicos, como alterações hormonais, câncer e até mesmo leucemia. Por isso, é fundamental investigar as causas do sangramento, realizando exames adequados para identificar possíveis condições subjacentes.

A Dra. Silvana também aborda casos específicos, como o sangramento gengival em pacientes com aparelho ortodôntico. Ela enfatiza a importância da manutenção correta e da higienização adequada para evitar inflamações e complicações durante o tratamento ortodôntico.

Por fim, a especialista destaca a importância da busca por atendimento profissional qualificado para avaliação e tratamento adequado do sangramento gengival. Ela incentiva os pacientes a não negligenciarem os sintomas e a procurarem orientação especializada para preservar a saúde bucal e geral.

Em meio a relatos de pacientes e esclarecimentos sobre cuidados preventivos, a Dra. Silvana reforça a importância do uso regular do fio dental e da manutenção de uma rotina de higiene bucal adequada. Afinal, a prevenção ainda é o melhor caminho para uma saúde bucal em dia.


Relacionadas