TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dicas

Enem: saiba quais alongamentos os alunos podem fazer na prova

Exercícios corporais auxiliam a aliviar a tensão muscular na hora de realizar a prova, que tem muitas horas de duração

Por Carlos Rocha Publicado em
Enem: saiba quais alongamentos os alunos podem fazer na prova
Enem: saiba quais alongamentos os alunos podem fazer na prova (Foto: Reprodução)

Mais de três milhões de estudantes estão se preparando para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 13 e 20 de novembro deste ano. Nesta reta final, muitos estão revisando conteúdos e participando dos típicos aulões com os resumos para todas as disciplinas e assuntos pertinentes. Entretanto, é dado pouca atenção para a parte física, mais precisamente para a questão dos alongamentos corporais que auxiliam na hora de realizar uma prova com longas horas de duração como esta.

O Enem é um momento muito importante para os alunos de ensino médio, assim como para outras pessoas que pretendem ingressar no ensino superior. Devido ao seu formato, acaba sendo uma prova longa, cansativa e geradora de tensão. Por isso, a professora do curso de Fisioterapia, Rafaela Gerbasi, explica como e quais movimentos no corpo podem ajudar na realização da avaliação e amenizar dores musculares durante e após a prova.

“Existem algumas técnicas bem simples que podem ser feitas para ajudar na questão postural e respiratória, como, por exemplo: elevar e soltar os ombros, ao mesmo tempo inspirar pelo nariz e expirar pela boca, respectivamente, destravando a região rígida. Outra dica importante é levantar a cabeça e posicionar as mãos abaixo do pescoço por alguns segundos. Abaixá-la em direção ao tórax, levá-la para trás e realizar movimentos circulares também ajuda. São atitudes simples que ajudam a destravar e soltar a musculatura já tensionada”, disse.

É importante ressaltar, também, ser necessário evitar cruzar as pernas, movimentar os pés para cima e para baixo, para não ter dormência e melhorar a circulação sanguínea. Como são muitas horas que os participantes ficarão sentados, é bom estar atento à postura. É preciso estar com a coluna reta no encosto da cadeira, e, sempre que possível, dar uma leve pausa para estirá-la.

Além disso, a professora ainda ressalta como a ansiedade e o estresse podem ser trabalhados durante a avaliação. “É importante o candidato, dias antes da prova, começar a desenvolver alguns hábitos de relaxamento por meio de técnicas de respiração, ter momentos de calmaria e silêncio, para, assim, ter sensações de bem-estar", afirma.


Relacionadas