TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saúde

Homem morre de overdose de cafeína; saiba qual é o limite diário de café

Especialistas afirmam que não há problema tomar café todos os dias. Mas é preciso estar atento à quantidade ingerida diariamente

Por Juliana Alves Publicado em
Saiba qual é o limite diário de café
Saiba qual é o limite diário de café (Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)

Um personal trainer, de 29 anos, morreu por causa de uma overdose de cafeína concentrada. O caso foi apurado por um inquérito judicial em Ruthin, no País de Gales.

De acordo com a investigação, Tom Mansfield, errou o calculo da quantidade de cafeína em pó, que é usada como suplemento, e tomou o equivalente a 200 xícaras de café.

Segundo o inquérito judicial, o homem passou mal logo depois de tomar a mistura, em 5 de janeiro de 2021.

Na investigação, o médico legista responsável, John Gittins, chegou à conclusão de que o caso se tratou de uma fatalidade. Ele afirmou ainda que a causa da morte foi a toxicidade da cafeína.

Limite diário de café

Especialistas afirmam que não há problema tomar café todos os dias. Mas é preciso estar atento à quantidade ingerida diariamente.

Publicações apontam que o limite diário de consumo de café para um adulto saudável, com cerca de 70 kg, é de 300 a 400 miligramas de cafeína. Isso é o equivalente a 4 xícaras de café coado.

Vale dizer que o café expresso pode ter o triplo de cafeína da bebida coada.

O excesso de cafeína pode provocar insônia, nervosismo, agitação, irritabilidade, dor de estômago, batimentos cardíacos acelerados e tremores musculares.

Leia também:


Relacionadas