TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
bateu próprio recorde

Campina Grande mantém título de “Maior Quadrilha Junina do Mundo”

Quadrilhão reúne 1.049 casais e permanece com recorde pelo oitavo ano consecutivo

Por Carlos Rocha Publicado em
Campina Grande mantém título de “Maior Quadrilha Junina do Mundo”
Campina Grande mantém título de “Maior Quadrilha Junina do Mundo” (Foto: Prefeitura de Campina Grande)

Mais uma vez, Campina Grande bateu o recorde com a maior quadrilha junina do mundo. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira, 15, onde os forrozeiros e dançarinos voltaram ao Parque do Povo para a oitava edição do maior “Quadrilhão Junino do Mundo” e com 1.049 casais o Quadrilhão alcançou a nova marca atestada pelo Rank Brasil.

A cidade conquistou o título pela primeira vez em 2013 com 628 pares, ultrapassou a marca em 2014, reunindo 716 casais. Em 2015, o Quadrilhão Junino da terra do Maior São João do Mundo, teve a participação de 725 casais de dançarinos, enquanto em 2016 o número de pares foi de 746. Em 2017 e 2018 estabeleceram a marca de 885 e 908 casais, respectivamente. Enquanto em 2019 o recorde foi estabelecido com 1.010 casais. Já neste ano, a marca foi superada com 1049 pares de forrozeiros.

O maior “Quadrilhão Junino do Mundo” é realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio de várias secretarias municipais, a exemplo de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Econômico (SEDE), Educação (Seduc), Coordenadoria de Turismo, Secretaria de Cultura (Secult), Superintendência de Transportes Públicos (STTP) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) que, por meio da tecnologia NFT, garantiu a emissão de certificados aos participantes do Maior Quadrilhão Junino do Mundo, entre outras.

O secretário de Educação, Asfora Neto, que na oportunidade esteve representando o prefeito Bruno Cunha Lima, disse que o Maior Quadrilhão Junino do Mundo já é uma marca dentro do Maior São João do Mundo. Asfora Neto destacou a participação em massa da rede municipal de Educação. Ele frisou que a educação anda entrelaçada com a Cultura, como duas irmãs inseparáveis, e lembrou ainda que o prefeito Bruno fez a maior liberação da história do Maior São João do Mundo para as quadrilhas juninas, totalizando um valor de mais de R$ 320 mil.

“As nossas raízes devem ser lembradas, pois, a cultura nordestina é muito rica e bonita, sendo, portanto, um momento de festa e de congratulações entre as crianças, mostrando a elas que é importante levar isso adiante”, disse Asfora Neto.

Asfora Neto falou ainda sobre a importância da participação dos estudantes da Rede Municipal neste momento. “É um momento único, um retorno selado por tantas perspectivas positivas e é um prazer ver nossos estudantes participando ativamente desse instante. Tudo isso representa um novo tempo, inclusive para a Educação”, pontuou.

De sua parte, a secretária Giseli Sampaio, da Cultura, ressaltou a importância do evento para sua área: “Reunir mais de mil brincantes de quadrilhas juninas num único espaço comprova a força que a cultura popular celebra em Campina Grande. Como cidade que realiza o Maior São João do Mundo, temos orgulho da certificação de maior número de quadrilheiros do mundo”.

O chefe de Gabinete do prefeito Bruno, Gilbran Asfora, disse que o sentimento de cultura nasce na pessoa ainda criança. Esse investimento de mostrar à criança a cultura e a tradição da festa é fazer com que a cidade continue fazendo o Maior São João Mundo. Gilbran afirmou que, eventos como este, mostram a dedicação, a força e a pujança que tem o povo campinense.

O secretário de Esportes de Campina Grande, Vanildo Leite, disse que a quadrilha representa a cultura da cidade, as raízes do povo nordestino.

“Fico muito feliz por termos organizado uma festa tão bonita. Agradeço ao prefeito Bruno, por ter nos dado todo apoio e também aos secretários das outras pastas, que se reuniram a nós para que esse momento fosse de tamanho brilho, apontando um novo recorde para nossa cidade”, declarou Vanildo.


Relacionadas