TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Ensino superior

Prouni 2024 abre inscrições; saiba quem pode pedir bolsa

Inscrições do processo seletivo seguem até o dia 1º de fevereiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Por Redação Publicado em
Prouni agencia brasil divulgacao
(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2024.1 estão abertas a partir desta segunda-feira (29). Os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até o dia 1º de fevereiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Ao todo, estão sendo ofertadas 406.428 bolsas de estudo, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%).

Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já o tenha, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições no Prouni são gratuitas. 

O processo seletivo do primeiro Prouni de 2024 terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada). 

Quem pode pedir bolsa?

Podem concorrer a uma das bolsas do Prouni os candidatos sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.


Relacionadas