TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
oportunidade

Fundação PB Saúde anuncia concurso público com 2,2 mil vagas para 2024

O anúncio foi feito pelo superintendente da fundação durante entrevista ao programa Tambaú Debate

Por Carlos Rocha Publicado em
Os nomes dos classificados foram divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE)
Os nomes dos classificados foram divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE) (Foto: Reprodução/Secom-PB)

O programa Tambaú Debate desta quarta-feira (17) recebeu o superintendente da Fundação PB Saúde, Ari Reis, que compartilhou importantes informações sobre os avanços e planos da instituição para o ano de 2024. Entre as principais novidades está o anúncio da abertura de 2200 vagas através de um processo seletivo previsto para esse ano.

Segundo o gesto, a Fundação PB Saúde, criada em 2020 durante o atual governo, com menos de dois anos de existência, tem desempenhado um papel crucial na gestão hospitalar na Paraíba. O superintendente destacou que, inicialmente, a fundação foi criada com a função precípua de gerir hospitais e outras unidades de saúde do Estado.

Diferentemente de outros estados que tendem a terceirizar a gestão hospitalar por meio de organizações sociais, na Paraíba, o governo decidiu que a gestão da alta complexidade em saúde seria realizada por uma fundação própria. Essa decisão visa instrumentalizar a Fundação PB Saúde para administrar o setor público e fornecer assistência especializada, atuando em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

A atuação da PB Saúde tem se expandido consideravelmente desde 2020, prevendo a administração de quatro novos hospitais até o final deste ano. Atualmente, a fundação já gerencia dois hospitais, incluindo o Hospital Edson Ramalho em João Pessoa. A previsão é que o novo Hospital da Mulher também seja gerenciado pela PB Saúde.

Concurso Público e Novas Vagas:

A PB Saúde anunciou a realização de um novo concurso público em 2024, com a previsão de mais de 2200 vagas em diversas funções. O concurso, que está em fase de finalização do edital, abrangerá áreas como enfermagem, fisioterapia, medicina, além de cargos administrativos, motoristas e assistentes.

O superintendente ressaltou a importância de possibilitar que os candidatos escolham a região de saúde para a qual desejam ser convocados, visando evitar deslocamentos excessivos. O atual quadro da PB Saúde já conta com mais de 3000 servidores concursados, e a nova oferta de vagas visa fortalecer ainda mais a estrutura da fundação.

Expansão do Programa Opera Paraíba e Saúde Plena:

A entrevista também abordou o programa Opera Paraíba, que já realizou cerca de 90.000 cirurgias eletivas no estado. Para 2024, o programa planeja expandir ainda mais suas operações, com um foco especial em oncologia. A PB Saúde lançará o programa "Paraíba contra o câncer", buscando fortalecer o atendimento oncológico e descentralizar os serviços especializados para atender pacientes em diferentes regiões.

Policlínicas e Saúde Preventiva:

A Paraíba, que não possui experiência com policlínicas no setor público, está prestes a inaugurar a primeira Policlínica dos Servidores da Segurança Pública, prevista para março. A iniciativa busca descentralizar o atendimento especializado e utilizar os hospitais para casos de urgência e procedimentos complexos.

Ao abordar a saúde preventiva, o superintendente ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde consolida políticas de saúde junto aos municípios, promovendo a atenção básica, campanhas de autocuidado e vacinação. A Paraíba destaca-se nacionalmente em vacinação, demonstrando uma eficiente política de prevenção de doenças.

Em relação à média e alta complexidade, a entrevista destacou os avanços nos serviços de atendimento móvel de urgência (SAMU) e a distribuição eficiente das unidades básicas de saúde. O estado também enfrenta desafios, como a carência de serviços especializados em algumas regiões, principalmente devido à escassez de mão de obra médica.

Ari finalizou afirmando que a Fundação PB Saúde demonstra um compromisso contínuo com o fortalecimento do sistema de saúde paraibano, buscando constantemente expandir suas operações, melhorar o atendimento e descentralizar os serviços para atender as necessidades da população em todo o estado.


Relacionadas