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Confiança do comércio no Brasil

O resultado geral foi influenciado pelo Índice de Expectativas (IE-COM), que avançou 4,9 ponto, atingindo 104,8 pontos, o primeiro valor acima dos 100 pontos desde março de 2014 (102,0 pontos).

Por Redação Publicado em
Comércio deve ter alta nas vendas nos dias das mães
Comércio deve ter alta nas vendas nos dias das mães (Foto: Arquivo/T5)

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Brasil subiu 2,4 ponto em dezembro, indo a 94,8 pontos, máxima desde julho de 2014 (95,8), após a leve queda de 0,1 por cento no mês anterior.

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“Entre os fatores que vêm impulsionando o otimismo do setor estão a inflação baixa, o ciclo da redução da taxa de juros, as perspectivas de recuperação do mercado de trabalho e a evolução recente da confiança dos consumidores”, disse em nota o coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE, Rodolpho Tobler.

O resultado geral foi influenciado pelo Índice de Expectativas (IE-COM), que avançou 4,9 ponto, atingindo 104,8 pontos, o primeiro valor acima dos 100 pontos desde março de 2014 (102,0 pontos).

“A alta do IE-COM sugere que o setor está otimista com relação à sustentação da fase de recuperação das vendas ao longo do primeiro semestre de 2018”, afirmou Tobler.

A FGV divulgou ainda que o Índice da Situação Atual (ISA-COM) caiu 0,4 ponto no mês, para 85 pontos, indicando que a recuperação de vendas continua sendo gradual.

A FGV já havia informado que a confiança do consumidor fechou 2017 com o melhor resultado em dois anos, apesar de ter perdido fôlego em dezembro. Já a confiança da construção subiu em dezembro e foi ao maior patamar desde janeiro de 2015.

Com informações de Reuters.


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