TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Economia

Décimo terceiro salário na Paraíba é o 3º menor do Brasil; Saiba como fazer render o seu

Muita gente usa o dinheiro extra na conta para comprar algo que esteja precisando, mas a maioria realmente acaba utilizando para quitar as contas pendentes.

Por Redação Publicado em
Decimo terceiro
Em torno de 1,3 milhão de paraibanos devem receber a gratificação. Em torno de 1,3 milhão de paraibanos devem receber a gratificação. Foto: Reprodução/Internet

A gratificação de natal, mais conhecida como décimo terceiro salário, garante ao trabalhador brasileiro receber o pagamento de um salário mensal extra ao final de cada ano. Qualquer um que trabalhe com carteira assinada e tenha prestado pelo menos 15 dias de serviço tem direito à gratificação.

Muita gente usa o dinheiro extra na conta para comprar algo que esteja precisando, mas a maioria realmente acaba utilizando para quitar as contas pendentes. O décimo terceiro salário deve injetar cerca de R$ 200 bilhões na economia paraibana até o final do ano, valor que representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Outro número é que em torno de 1,3 milhão de paraibanos devem receber a gratificação, e que dá em média R$ 1.541,34 por trabalhador na Paraíba. Esse valor aumentou 3,34% em relação ao ano passado, porém, continua sendo um dos piores do Brasil, acima apenas de Maranhão e Piauí.

O economista Laércio Serqueira alerta para que esse dinheiro seja utilizado com cautela pelo trabalhador. “Se ele é um consumidor consciente e extrapolou seu nível orçamentário, é lógico que ele pague essas dívidas inicialmente, sejam elas atrasadas ou que estejam em dia mas tenham um grande custo, como por exemplo um parcelamento com um juros alto. Se o consumidor conseguir antecipar pagando com um bom desconto, é preferível que ele faça isso”, explica.


Relacionadas