TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Chuvas e inundações

Desastre no RS: mais de 100 pessoas estão desaparecidas; Lula retorna ao estado

Rio Grande do Sul segue com áreas isoladas, onde só é possível chegar de barco ou helicóptero.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
RS FOTO SECOM 3
Até cemitérios foram totalmente cobertos pelo volume de água (Foto: Secom / RS)

Um total de 75 mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais no Rio Grande do Sul. O estado segue com regiões isoladas. Temporais jamais vistos na região atingem toda dimensão do estado, incluindo a capital, Porto Alegre, e os vales cortados pelos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos, Gravataí e Guaíba. As chuvas começaram no dia 26 de abril e ocorrem até neste domingo (5).

Quem retornou ao estado foi o presidente Lula. Ele está acompanhado pela primeira dama, Janja, e uma comitiva comrepresentantes dos três poderes. A lista inclui 13 ministros e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o vice-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

RS FOTO FAB
Casas foram inundadas | Foto: Força Aérea Brasileira

Segundo o Governo do Estado, além das mortes confirmadas há 6 novos óbitos em investigação. Há 103 pessoas desaparecidas e mais de 100 feridos. Milhares de pessoas estão desabrigadas. As primeiras mortes confirmadas aconteceram no último dia 30. Homens que estavam em um carro foram arrastados na cidade de Paverama.

A situação estende-se em função de um verdadeiro um cenário de destruição. Diversos municípios estão ainda debaixo d'água. Rodovias foram apagadas do mapa, pontes danficadas e até hospitais esvaziados.


Segundo as autoridades gaúchas, o nível do rio Guaíba - em Porto Alegre - continua subindo. São mais de 5 metros, superando um registro histórico, de 1941, quando ele passou dos 4,5 metros.

*Matéria atualizada às 15h30 para acrescentar novos dados


Relacionadas