TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Ricardo Eletro

Gigante do varejo brasileiro tem falência decretada

Empresa tem dívida de 4,6 bilhões. Justiça deu prazo para que corpo de sócios apresentem os nomes dos credores que terão as garantias ressarcidas.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Loja da Ricardo Eletro
Loja da Ricardo Eletro (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

Uma determinação de autoria do juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo, decretou a falência das lojas Ricardo Eletro. A varejista, que chegou a ser uma das maiores do Brasil, é especializada em eletrodomésticos.

Vale lembrar que a companhia entrou com pedido de recuperação judicial em 2020. As dívidas são avaliadas em R$ 4 bilhões. Fundada por Ricardo Nunes no ano de 1989, a Ricardo Eletro chegou a ter mais de 1.100 lojas pelo Brasil e mais de 12 mil colaboradores diretos.

Na decisão, o magistrado atesta que decretar falência é “a solução mais adequada do ponto de vista econômico e social”.

No ano passado, o fundador chegou a ser preso sob suspeita de sonegação fiscal - mas ele foi liberado em seguida. A empresa Máquina de Vendas, que controla a Ricardo Eletro, entrou com recurso junto à 2ª Câmara de Direito Empresarial nesta quinta-feira (9).

Também foi definido um prazo de cinco dias para que os sócios da Ricardo Eletro apresentem os nomes dos credores, que terão seus direitos reconstituídos e garantias nas condições que haviam sido contratadas. Eles também devem deduzir os valores pagos na recuperação judicial.


Relacionadas