TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dia do nordestino

Sabe falar "nordestinês"? Conheça 7 expressões curiosas usadas na região

Dia 8 de outubro é considerado o "Dia do Nordestino"

Por Redação Publicado em
Paraiba masculina

Existe existe uma região brasileira mais característica e rica em cultura popular do que a Nordeste? O lugar se destaca por sua beleza, sua história e principalmente pelo seu povo, tanto que tem até dia. Dia 8 de outubro é considerado o dia do nordestino.

Entre tantas características marcantes, consultar aqui no destino é um verdadeiro patrimônio. Quem é do Nordeste sabe que bastam 10 minutos de conversa com qualquer pessoa que seja de outra região, pequenos traços desse sotaque tão característico são reproduzidos por gente que nem a daqui.

Pensando nisso, o Portal T5 separou algumas expressões populares no nordeste e que muita gente no restante desse país continental pode não conhecer o significado.

Que tal um mini dicionário de "nordestinês"?

Começando pelo nosso "oxente" que em determinada às vezes é resumido apenas para "ôxe" que quer dizer nada mais que o "uau"

Para confirmar algo como dar uma resposta positiva muita gente usa apenas duas letras que eu não sei nada sem inglês é o famoso ok (okey), mas no nordeste essa expressão pode ser facilmente substituída pelo "de rocha".

Que nunca conheceu uma pessoa lenta na vida? Quando alguém é devagar, quase parando, ou enrola para fazer alguma atividade, normalmente se usa o termo "procrastinador" ou até mesmo "enrolão", mas no nosso nordestinês isso pode ser traduzido pelo adjetivo "remanchoso".

Desde criança a gente escuta nossa mãe ou até mesmo a nossa avó ensinar que é muito feio falar palavrão. hoje em dia os palavrões estão muito associados com a conotação sexual, mas sabia que o nome de doenças eram considerados palavrões antigamente? Esses ditos palavrões são usados em ofensas ou em exclamações até hoje no Nordeste. Como é o caso de "febre do rato", "moléstia doscachorros", "gota serena", "peste bubônica", "tifo do rato", "bixiga", entre outros.

as demonstrações de carinho também são bem peculiares na região, enquanto em outros lugares é comum mandar um beijo ou um abraço O nordestino manda logo um "xêro" (cheiro), e as vezes até em lugar específico, como no "cangote".

A anatomia do nordestino também é diferente. Em qualquer lugar do Brasil uma dor na clavícula é uma dor na clavícula, menos no nordeste. No caso, a dor é nas "saboneteira".

Para terminar a gente tem uma expressão muito usada entre amigos confidentes. Quando um amigo vai compartilhar com outro que está "profundamenteapaixonado", ele disse que está "arriado os quatro pneus".

Existe uma infinidade de outras expressões no vocabulário desse povo que foi e é tão importante para esse país. A riqueza das expressões e da cultura são tão grandes que não cabem em uma ideia. Mas tudo cabe em uma palavra: orgulho.


Relacionadas