TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
estimativa

Falta de leitos de UTI pode chegar a 40 mil nos próximos meses

Um estudo feito pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, em parceira com a Fundação Getúlio Vargas, prevê a falta de 40 mil leitos de UTI no Sistema Único de Saúde em seis meses.

Por Redação Publicado em
Leitos covid 19 coronavirus joao pessoa paraiba santa izabel

Os números do governo mostram que a taxa de ocupação média de leitos das UTIs na rede pública do país é de 78%. Situação que se agrava nos estados mais afetados pela Covid-19.

Em São Paulo, que tem o maior número de casos, a taxa média de ocupação das unidades de terapia intensiva é de 86%. Já no estado do Pará, sobe para 91%.

Um estudo feito pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, em parceira com a Fundação Getúlio Vargas, prevê a falta de 40 mil leitos de UTI no Sistema Único de Saúde em seis meses. Segundo os pesquisadores, esse cenário pode ser atingido se 10% da população for infectada no período e metade delas precisar de internação por pelo menos dez dias.

Além da ausência da testagem em massa, o que preocupa os especialistas é o tempo de internação dos pacientes graves da Covid-19, que é bem superior se comparado a outras doenças.

saiba mais

Relacionadas