TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
boletim

Ministério da Saúde aponta que 135 mil brasileiros vivem com HIV e não sabem

Foi divulgada nesta sexta-feira (29) o novo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids no Brasil

Por Redação Publicado em
Hiv positivo

Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (29) o novo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids no Brasil. Os dados mostram que no ano passado foram diagnosticados 43,9 mil novos casos de HIV e 37,1 mil de Aids.

Transexual fica nua em frente ao Congresso Nacional: “Fiz porque queria ser preso”

Ao todo, 966 mil convivem com o diagnóstico positivo. As autoridades de Saúde estimam que outras 135 mil pessoas convivem com o vírus e não sabem. Na tentativa de aumentar os diagnósticos e o tratamento precoce, o governo lançou uma campanha educativa.

Pastor evangélico desabafa após ser criticado por realizar casamento gay

Apesar de estarem diretamente ligados um ao outo, HIV e Aids não são a mesma coisa. A primeira sigla refere-se ao vírus, não à doença propriamente dita. A Aids é a doença provocada pelo vírus e requer um outro tipo de tratamento. Uma pessoa que vive com HIV pode nunca desenvolver a enfermidade, se fizer o Tratamento Antiretroviral (TARV) adequadamente.

Felipe Neto e Felipe Castanhari celebram Black Friday com beijo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que 38 mil pessoas iniciaram o tratamento. São, ao todo, 632 mil pacientes medicados. Nos últimos cinco anos, a mortalidade caiu 22%. Em 2014, foram 12,5 mil, ante 10,9 mil no ano passado.

“Vamos enfrentando o preconceito e as contaminações. Tivemos investimentos e avanços no combate, mas, agora, colocamos a responsabilidade na mão dos jovens”, destacou o ministro se referindo à campanha.

Elliott e E.T. se reencontram em propaganda 37 anos após filme; assista

O volume maior de infecções ainda é entre jovens, sobretudo na população de 20 a 34 anos. Esse público representa 57% das novas infecções, com 18,2 mil diagnósticos positivos.

A prevenção, como uso de camisinha, a profilaxia pré-exposição (Pre) e a profilaxia pós-exposição (PEP) ainda são o melhor caminho para o combate à Aids. O Ministério da Saúde estima que entre 2014 e o ano passado, 12,3 mil casos foram evitados. Neste recorte de tempo, foram identificados 37 mil casos em 2018, ante 41,7 mil em 2014.

Ministério da Saúde aponta que 135 mil brasileiros vivem com HIV e não sabem

Campanha

A nova campanha de prevenção foi lançada para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. O objetivo é incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido.

Sedurb abre sindicância para apurar conduta de agentes com vendedor de frutas, em João Pessoa

Com o conceito “HIV/Aids. Se a dúvida acaba, a vida continua”, a ação tem o objetivo de mudar, na população jovem brasileira, a atitude e a percepção da importância da prevenção. Até o fim do ano, o governo estima que serão distribuídos 462 milhões de preservativos.

Grupo é detido por furto de celulares no enterro de Gugu Liberato, em SP

Homem invade área de caixão no velório de Gugu: "Me leva junto"

Leia Mais: Conheça Rose Miriam, companheira e mãe dos três filhos de Gugu Liberato

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas