TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
enem

Inep anula questão do Enem 2019

O Inep informou que uma questão foi anulada por não ser inédita, tendo sido publicada em prova de 2018

Por Redação Publicado em
Resultado de recursos para isenção de taxa do Enem já está disponível
Resultado de recursos para isenção de taxa do Enem já está disponível (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução / ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 19, a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem 2019. Segundo o órgão, o quesito já havia sido usado em outra prova no ano passado.

A questão anulada abordava o tema da fome e correspondia à 90 do Caderno Azul, 78 do Caderno Amarelo; 66 do Caderno Branco e 72 do Caderno Rosa. "A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la", dizia o texto de apoio.

Turista encontra em praia embalagem de salgadinho vencido em 2001

Irmão do Ministro da Educação ironiza sotaque de governadora do RN no Twitter

O Inep, no entanto, identificou que o quesito não era inédito. "A referida questão fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja)", disse o instituto, em nota. "O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade."

O órgão afirmou, ainda, que a anulação não compromete a avaliação dos participantes. "O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item."

Polícia prende trio suspeito de furtar 32 pneus de hipermercado em João Pessoa

Drogas apreendidas em Mangabeira estavam enterradas em vários pontos da casa, diz delegado

"Respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público", afirmou. "As provas do Caderno Braile e Ledor, por exemplo, contém a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais utilizados e questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas."

PRF apreende carga de R$ 1,25 milhão em cigarros contrabandeados que saiu da PB

Leia Mais: Condutor do SAMU salva vida de bebê de 20 dias que se engasgou no interior da PB

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas