TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Conteúdo Patrocinado

Futebol americano conquista o Nordeste

O país do futebol está começando a dar atenção para o esporte da bola oval.

Por Redação Publicado em
Futebol americano nordeste
Foto/Divulgação

Uma bola oval com cordões, uniformes com ombreiras e capacetes, campo marcado por linhas de jardas e uma trave em forma de “y”. Reconhece este esporte? Sim, estamos falando do futebol americano, que vem conquistando o seu espaço aqui no Brasil. O país do futebol está começando a dar atenção para o esporte da bola oval.

A prática do futebol americano só cresce em todos os estados. A disputa do Super Bowl, um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo, também é sucesso de audiência aqui no Brasil. Segundo a ESPN, dona dos direitos de transmissão da NFL, a emissora quebrou recordes positivos pelo terceiro ano consecutivo e levou o canal a liderar a audiência na TV paga nacional. Não é por menos. O Brasil é o terceiro maior mercado da NFL com 19,7 milhões de fãs, atrás de Estados Unidos com 117 milhões e México, com 23,3 milhões.

Toda esta visibilidade e paixão chamaram a atenção de muitos brasileiros, que querem fazer o esporte ser gigante em terras tupiniquins. Sem o mesmo glamour americano, o desenvolvimento do futebol americano em nosso país acontece apenas em número de jogadores, organização de torneios e dedicação dos responsáveis para elevar a modalidade a patamares relevantes no cenário mundial. Estrutura e patrocínios ainda são muito pequenos e a falta de dinheiro ainda é o maior problema da modalidade. Os torneios brasileiros

O carro-chefe é o Campeonato Brasileiro, que reúne os 16 principais clubes do país. Hoje já existem os estaduais, que incentivam a disputa por estado. Outros torneios regionais como o Nordeste Bowl, Copa Sul e Liga Nordeste também são disputados para dar ritmo aos clubes de cada região.

A Confederação Brasileira de Futebol Americano ainda busca recursos e investimentos para poder ajudar o esporte. Segundo dados da própria CBFA, existem 130 clubes no Brasil com mais de 7000 jogadores, mas a situação precária e falta de investimentos é a mesma para todos.

Mesmo assim, os praticantes estão confiantes que no futuro o esporte possa ser gigante no país com a ajuda das empresas, que começaram a enxergar, de forma lenta, o potencial do futebol com as mãos. É o que desejam os praticantes do futebol americano no Brasil.

Paraíba, a terra da bola oval

O futebol americano começou a ganhar força na Paraíba, com o João Pessoa Espectros. O time é sete vezes campeão paraibano, duas vezes vice-campeão brasileiro, a última em 2018, e uma vez campeão nacional. A equipe ainda domina o cenário nordestino, com nove títulos do Nordeste Bowl. O time de João Pessoa também é o atual campeão do torneio regional. Estas conquistas inspiraram outras cidades a buscarem o sonho de criar um time de futebol americano.

Hoje, o Campeonato Paraibano de Futebol Americano, principal competição do Estado, é disputado por sete equipes da região. A primeira edição foi realizada em 2007. Para chegar neste formato, muita luta dos idealizadores, que trabalharam duro para implantar o esporte em terras paraibanas. Hoje, o incentivo é feito desde a escola.

Podemos citar o exemplo do município de Barra de Santana, que fica a 170km de João Pessoa. Lá, o professor de educação física, Artur de Silva Barbosa, trouxe sua paixão pelo esporte para os seus alunos da Escola Estadual Almirante Antônio Heráclito do Rêgo. Com apoio da instituição, ele implantou a prática do Flag Football, uma modalidade mais “light” do futebol americano que utiliza fitas em vez da bola. O sucesso foi tão grande que o esporte começou a fazer parte dos Jogos Escolares e depois oficializou a criação da equipe sub-20, Almirantes, formado pelos alunos e que existe até hoje.

A notícia negativa no futebol americano paraíbano ficou por conta do Tropa Campina, time da cidade de Campina Grande que, infelizmente não seguiu os mesmos passos do Espectros e acabou rebaixado para 2ª divisão do Brasileiro de Futebol Americano, depois de perder para o Recife Mariners por 65 a 0, no ano passado.

O estado da Paraíba é um dos que mais aposta no futebol americanono Brasil e esta modalidade deve crescer ainda mais com a expansão do esporte para o interior. Os resultados já estão aparecendo, como a convocação de nove atletaspara a disputa da Copa do Mundo de 2017 pela Seleção Brasileira.

Gosto pelo Futebol Americano também é forte em Pernambuco

O crescimento de público também pode ser visto em Pernambuco. A quantidade de torcedores que assistem às competições na Arena Pernambuco tem sido tão significativa a ponto de ser maior que a de jogos de times tradicionais de futebol, como o Náutico. A partida entre João Pessoa Espectros e Recife Mariners colocou mais de sete mil pagantes na Arena Pernambuco. Recentemente, todos os jogos de futebol americano do estado são disputados no estádio dos Aflitos e sempre com média de público em torno de 3 mil pessoas. Aliás, o Mariners atualmente tem uma das maiores médias de público do Brasil. Isso graças a um trabalho voltado para estimular a divulgação do jogo e a compra de ingressos, além de premiar os atletas.


Relacionadas