TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
PREVENÇÃO

Prefeitura de Maceió adere a movimento nacional de combate à pandemia

Ação usa plataforma digital e starup para reduzir o risco de disseminação do coronavírus no Brasil

Por Redação Publicado em
Fachada SMS 1024x683

Todos juntos em combate ao novo Coronavírus. Esta é a ideia que está sendo compartilhada pelas plataformas Colab e Epitrack, que estão lançando juntas um movimento social na luta contra a covid-19. O Colab, a maior plataforma colaborativa do Brasil, e a Epitrack, startup referência internacional para detecção de pandemias, lançaram o Brasil sem Corona, em que os sistemas de vigilância em saúde dos estados e municípios poderão planejar e antecipar ações por meio da detecção dos riscos em tempo real, possibilitando a priorização de áreas para intervenção.

+ Segundo caso do novo Coronavírus é confirmado na Paraíba

+ Paraíba vai contratar 2.443 profissionais para área da saúde

A ideia do movimento é reduzir o risco de disseminação do vírus nas cidades. “A Prefeitura de Maceió, junto a outros municípios, aderiu ao Brasil sem Corona. Esta ação da plataforma de engajamento Colab fortalece a relação entre os cidadãos e a gestão pública e mostra-se importante neste momento. Esperamos que os maceioenses respondam ao questionário e nos ajude a planejar próximas ações.”, enfatiza Arypuanã Neto, Secretário Adjunto de Inovação.

+ Paraíba realizará testes para o Covid-19 a partir desta semana, diz governador

+ Clube paraibano multará jogadores que não mantiverem a forma física

Uma coleta de dados será feita para que os algoritmos de predição de epidemias consigam apontar as áreas com probabilidade de ocorrência dos surtos. A abordagem é validada cientificamente e já rodou em diversas situações como Copa do Mundo, Olimpíadas, surtos de Influenza nos EUA, Epidemia do Zika no Brasil, dentre outras situações críticas para a gestão.

Como participar

Para participar, basta baixar o aplicativo Colab em seu smartphone (disponível para sistemas Android e IOS) e responder ao questionário “Brasil sem corona” que estará disponível logo que o aplicativo abrir. Primeiro, o usuário irá informar se está se sentindo bem ou não. Se disser que está bem, será questionado sobre se entrou em contato com alguém que apresenta os sintomas da covid-19, o que também poderia indicar certo grau de risco, e se mora com um idoso, para detectar o risco desse grupo.

+ Campanha de vacinação contra Influenza tem início nesta segunda-feira em JP

+ Número de mortes pelo novo Coronavírus no Brasil chega a 25

Se o usuário disser que não está se sentindo bem, irá responder a uma série de perguntas sobre sintomas e se chegou a procurar o sistema de saúde, o que pode ser um indicativo de que seus sintomas são graves. O algoritmo desenvolvido pela Epitrack analisa a combinação das respostas e organiza um mapa de calor com a localização geográfica dos usuários e o nível de risco de estarem infectados pela covid-19.

Parcerias importantes

O projeto Movimento Brasil Sem Corona já tem a cooperação das empresas Amazon Web Services, RenovaBR e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O movimento está no ar e pode ser acessado através do site: www.brasilsemcorona.com.br.

+ Na Guatemala, brasileira pede ajuda para retornar à Paraíba

+ Governo permite suspensão de contrato de trabalho por quatro meses


Relacionadas