TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

coluna - josival pereira

Acordo de Bolsonaro para unir aliados na PB engloba controle do PL na grande João Pessoa e resgate de Nilvan

Por Josival Pereira Publicado em
Marcelo queiroga jair bolsonaro cabo gilberto
Acordo de Bolsonaro para unir aliados na PB engloba controle do PL na grande João Pessoa e resgate de Nilvan

No processo de afunilamento de forças para a disputa das eleições em João Pessoa e cidades da região metropolitana a novidade é a perspectiva de unidade da direita bolsonarista.

O anúncio do novo quadro chegou na tarde desta quinta-feira em postagens nas redes sociais do deputado Cabo Gilberto e do ex-ministro Marcelo Queiroga. Pela foto e pelo o que está escrito lá, o ex-presidente Jair Bolsonaro chamou o feito à ordem, costurou os acordos e apareceu no centro da foto, entre seus aliados.

O deputado Cabo Gilberto indica o tom e, nas entrelinhas, revela o teor do acordo de Brasília, o que o deixou tão sorridente.

Veja-se uma exegese da mensagem do Cabo Gilberto (confira o texto da postagem no final da matéria). Quando ele diz que o objetivo agora é buscar convergência com o Partido Novo, revela não existir mais problemas no PL. Quando anuncia que, juntamente com Marcelo Queiroga e Walber Virgulino, vai cumprir diretriz da executiva nacional do PL e de Valdemar da Costa Neto de discutir com o pastor Sérgio Queiroz (Novo) os pontos principais de um projeto capaz de mudar de verdade a Paraíba, a partir de Capital, deixa escapar o pleno envolvimento do deputado Walber Virgulino no novo projeto, expõe que o centro será o ex-ministro Marcelo Queiroga e adianta que o plano político encomendado por Bolsonaro é estadual.

Onde é possível se fazer essa leitura? Observando que a postagem do deputado Cabo Gilberto fala em pontos de um projeto capaz de “mudar de verdade a Paraíba”. Aqui, ele assume o discurso de Queiroga. O plano é estadual porque ele não se refere somente a João Pessoa, mas à região metropolitana e ao Estado.

O grande segredo do acordo costurado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com seus aliados na Paraíba está também revelado nas entrelinhas da postagem de Cabo Gilberto. A promessa parece ser de afastamento do deputado Wellington Roberto do comando do PL nas cidades de região metropolitana. Na Capital, Queiroga é o presidente. Não fosse assim, não haveria diretriz do presidente Valdemar da Costa Neto para costurar uma aliança com o Novo na região metropolitana.

Numa acurada análise das entrelinhas do texto do deputado Cabo Gilberto cabe ainda a leitura que a direita bolsonarista vai tentar resgatar o comunicador Nilvan Ferreira. Onde está escrito isso? No anúncio de que a diretriz é buscar pontos essenciais com o Novo na região metropolitana. Não existe Novo nas cidades da grande João Pessoa. Mas pode existir, se Nilvan se filiar para ser candidato em Santa Rita. Outra novidade pode ser a candidatura do deputado Walber Virgulino em Cabedelo.

O plano montado é ambicioso. Grande parte já está fechado. Resta, pelo visto, avançar com Sérgio Queiroz e Nilvan. Se Nilvan não for, haverá prejuízo. Em relação a Queiroz, a unidade em torno de Queiroga pode até já desestimular seu possível projeto de candidatura, o que vira lucro.

A verdade é que a direita bolsonarista vai se reaglutinar e se unir para disputar as eleições municipais em João Pessoa e nas cidades na região metropolitana. Pensa repetir o feito de 2022.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.