TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Plano de Gervásio de filiar Panta ao PSB gera embaraço para o governador

Por Josival Pereira Publicado em
4f17bbb1 fc8d 44b1 82a5 0d66b9686849
Plano de Gervásio é filiar Flávio Panta ao PSB para ser candidato a prefeito em Santa Rita

O governador João Azevedo tentou, mais uma vez, minimizar a existência de crise no PSB da Paraíba, mas os atritos com o presidente de legenda no Estado, deputado Gervásio Filho, podem até aumentar.

O problema é que Gervásio Filho dobrou a aposta na confusão chamada Santa Rita. O parlamentar estaria bancando a filiação de Flávio Panta, sobrinho do prefeito Emerson Panta, para ser candidato a prefeito pela legenda socialista. Emerson e Flávio estão em Brasília para conversas com a direção nacional do PSB e acertarem a filiação.

À primeira vista, a articulação de Gervásio se constituiria num grande plano para o PSB, que pode ter o candidato a prefeito da terceira maior cidade de Paraíba. A simples filiação também poderia ser tomada como um um aceno positivo ao governador João Azevedo de busca de pacificação da família Panta.

Ocorre, porém, que o presidente estadual do PSB teria desenvolvido todas as articulações nas costas do governador, sem avisar e sem combinar.

Além disso cria uma saia justa para o governador, que tem afirmado que, nas cidades em que existe um candidato a prefeito do PSB, é ele quem recebe o seu apoio. O caso de Cajazeiras é o mais emblemático. Existem dois deputados do PSB - Chico Mendes e Júnior Araújo - , mas o governador declara apoio abertamente à candidatura de Chico Mendes, alegando o apoio de Júnior ao esquema do prefeito Zé Aldemir (PP) se trata de projeto pessoal.

Devido ao posicionamento do prefeito Emerson Panta nas eleições governamentais, apoiando a candidatura do deputado Pedro Cunha Lima, o governador João Azevedo já deu sobradas demonstrações que não deseja aliança com o prefeito.

A decisão do comunicador Nilvan Ferreira de transferir o domicílio eleitoral e ser candidato a prefeito em Santa Rita desencadeou a possibilidade de sua filiação ao Republicanos e abriu a possibilidade de aproximação política com o governador João Azevedo, via o deputado Hugo Motta.

Difícil saber qual será a reação do governador a essa articulação do deputado Gervásio Filho em Santa Rita. Evidente, porém, que os atritos e desentendimentos dentro da legenda podem se acerbar.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.