TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

coluna - josival pereira

Capítulos finais da novela Romero Rodrigues

Por Josival Pereira Publicado em
Deputado federal Romero Rodrigues
Capítulos finais da novela Romero Rodrigues (Foto: Sérgio Lima/Podemos)

A política de Campina Grande tem fervido nas últimas horas. No caldeirão, tem uma postagem do prefeito Bruno Cunha Lima (União) com a provocante frase “Honestidade Incomoda”, que veio após uma sequência de críticas desferidas pelo deputado Tovar Cunha Lima (PSDB), aliado mais próximo do deputado Romero Rodrigues, e de mensagens do próprio ex-prefeito instigando o debate nas redes sociais sobre sua possível candidatura, além de uma repentina reunião da bancada do PSDB na Assembleia com a presença do ex-deputado Pedro Cunha Lima.

A ocorrência mais emblemática, no entanto, é uma entrevista do presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino (Republicanos), que não apenas é muito bem informado, mas, no caso, tem participação ativa nas especulações. As declarações de Adriano indicam um desfecho inusitado para a novela envolvendo Romero e Bruno.

Conforme o presidente da Assembleia, Romero será candidato a prefeito, mas não pelo Republicanos. Avalia que o parlamentar está fazendo uma leitura errada da realidade, que seria não se aliar ao esquema

do governador João Azevedo, mas deixa entrever que, ainda assim, ele teria apoio de parte de forças governamentais.

A entrevista do deputado Adriano Galdino tem uma parte enigmática, que é o momento no qual ele afirma que Romero não está sabendo perder agora para ganhar lá na frente.

Como decifrar a entrevista do deputado Adriano Galdino?

Trocando em miúdos, Galdino revela que Romero deverá ser candidato pelo Podemos e quer aliança com o Republicanos. Talvez queira somar o Progressista também. Essas duas legendas seriam a parte de aliados do governador associada ao seu projeto.

O PSB e os demais partidos que compõem o fórum de esquerda,

certamente, devem apresentar um candidato a prefeito com o apoio do governador João Azevedo.

E o que significa o enigma de que Romero está fazendo uma leitura errada da conjuntura e que não estaria sabendo perder agora para ganhar depois?

Muito provavelmente se refere a articulações de Romero para dividir o esquema do prefeito Bruno Cunha Lima e levar com ele aliados históricos. A aliança imediata com o governador poderia afastar essas forças integrantes do amplo guarda-chuva do grupo Cunha Lima.

Pelo o que ainda é possível depreender da entrevista de Adriano Galdino e da movimentação, às sombras, de Romero Rodrigues, a leitura que o ex-prefeito faz da conjuntura de Campina Grande é que ele conseguiria disputar às eleições em faixa própria, garantindo passagem tranquila para um possível segundo turno. O rompimento com Bruno, então, é certo.

O difícil para Romero tem sido encaixar o desejo de fazer do deputado Tovar Correia Lima seu candidato a vice-prefeito. Além de querer demais, o parlamentar é preso ao PSDB. A não ser, é claro, que se trate exatamente de manobra para atrair parte da família Cunha Lima para seu projeto.

Se Adriano Galdino estiver certo - e ele sempre tem informações privilegiadas -, eis, pois, o spoiler dos capítulos finais da novela Romero Rodrigues.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.