TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Candidatura de Queiroga: escolha de cozinha de Bolsonaro e vitória de Wellington Roberto

Josival Pereira analisa a antecipação da indicação da candidatura de Marcelo Queiroga à Prefeitura de João Pessoa

Por Josival Pereira Publicado em
Wellignton bolsonaro e queiroga
(Foto: Reprodução/Instagram)

A presença do ex-presidente Jair Bolsonaro no ato de filiação do ex-ministro Marcelo Queiroga ao PL, em Brasília, não deixa dúvida sobre uma opção de cúpula (Bolsonaro e direção do PL) em relação à escolha do candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições do próximo ano.

Bolsonaro e equipe (incluindo a direção nacional do PL) trabalham a estratégia de tentar vencer as eleições no maior número possível de capitais e de grandes cidades. Avalia-se que essa é a forma de garantir uma possível volta à presidência da República em 2026.

A opção pelo ex-ministro Marcelo Queiroga expõe o critério usado para definição das candidaturas, que é o da cozinha e o da fidelidade absoluta. A ideia parece ser a de que os candidatos defendam o legado de Bolsonaro em qualquer circunstância, acima de qualquer outro plano ou projetos. E o ex-ministro se enquadra perfeitamente nesse figurino.

Não fossem declarações recentes do deputado Wellington e do filho Bruno Roberto defendendo a candidatura de Marcelo Queiroga, e criticando Nilvan Ferreira e o deputado Cabo Gilberto, possivelmente toda a movimentação teria sido atribuída ao ex-presidente Bolsonaro, embora o presidente da legenda na Paraíba tenha participado ativamente das articulações. A intenção, claro, era desmoralizar a indicação do deputado Cabo Gilberto para a presidência do PL em João Pessoa, que lhe tirava um pedaço importante de poder no partido.

Assim, a antecipação da indicação da candidatura do médico Marcelo Queiroga a prefeito de João Pessoa é uma também uma vitória do deputado Wellington Roberto sobre desafetos dentro do PL. O problema é que esses desafetos (Nilvan Ferreira, Cabo Gilberto e Walber Virgulino) são campeões de votos na capital. Todos estão inconformados com a decisão da cúpula. Se eles não forem incorporados ao projeto, a articulação de Wellington poderá resultar em uma “vitória de pirro”, cujo cômputo final será mais prejudicial do que benéfico.

Leia mais textos de Josival Pereira no T5:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.