TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Movimentação nos festejos juninos indica rumos de políticos para 2024 e 2026

Josival Pereira analisa movimentações de políticos paraibanos durante período junino

Por Josival Pereira Publicado em
Veneziano Vital publicou foto ao lado de Bruno Cunha Lima
Veneziano Vital publicou foto ao lado de Bruno Cunha Lima (Foto: Reprodução/Instagram @venezianovitalpb)

Os políticos paraibanos se movimentaram muito nos festejos juninos até agora. Gastaram pneu de carro nas rodovias e, com certeza, ganharam um pesinho a mais na farra da degustação de comidas de milho, galinha de capoeira e bode. Mas não produziram fatos que apontem mudanças substanciais na disputa pelo poder. Confirmaram, porém, nos muitos encontros, tendências e rumos que já vinham e estão se desenhando.

Começa por Campina Grande. As festas juninas permitiram uma maior visibilidade da aproximação do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) com o prefeito Bruno Cunha Lima (PSB). Os dois apareceram juntos várias vezes, ora como anfitriões de autoridades do governo federal, ora em atos administrativos. Não resta mais dúvida sobre essa aliança para 2024.

Em relação a Romero Rodrigues, registre-se que ele começou o mês de junho dando a impressão que jogaria uma bomba no pavilhão da política, mas acabou soltando apenas um traque. A tendência é de pacificação no arraial dos Cunha Lima.

Pelas fotos do Parque do Povo, dá para observar que a senadora Daniella Ribeiro assume o controle do arraial da oposição, sendo candidata a prefeita ou não.

Em João Pessoa, o mês das fogueiras começou esquentando um movimento de surgimento de uma nova candidatura no campo das esquerda, especialmente no PSB, e de outra no campo da direita bolsonarista, a do ex-ministro Marcelo Queiroga. Porém, passados alguns dias, vai ficando a impressão que colocaram pouca pólvora no foguetão dessas novas postulações.

Interessante se observar as intensas movimentações no interior do Estado com vistas a 2024, mas como estágio preparatório para os festejos democráticos de 2026.

O governador João Azevedo, apesar de ter a agenda interrompida para cuidar da saúde do coração, conseguiu ocupar espaços em Campina Grande, com o anúncio de ações para garantia de segurança e saúde durante o mês de festas, e Bananeiras, produzindo, inclusive, material para as redes sociais, tocando violão e cantando antigos forrós. Tem lenha para produzir bastante fogo nas eleições de 2024 e 2026.

Do outro lado, o destaque fica para o senador Efraim Morais Filho (União Brasil). Além de visitar e anunciar filiações de prefeitos de pequenos municípios, Efraim avançou na articulação das candidaturas a prefeito do médico Gilberto Sarmento (Gilbertão) em Sousa e da vereadora Léa Silva, no exercício do novo mandato, em Cajazeiras.

Entre os políticos do interior não é mais segredo que o plano de Efraim Filho é ser candidato a governador em 2026. Por isso, ele vai tentar articular o maior número possível de candidatos a prefeito no Estado. O União Brasil deverá ter candidato em Cabedelo e João Pessoa. Em Campina Grande e Santa Rita, o plano de Efraim é o de associar-se aos prefeitos atuais.

No contexto estadual, não passou despercebida a movimentação do vice-governador Lucas Ribeiro (PP). É como se ele tivesse recebido licença da família para tocar a carreira solo, sem as presenças por perto da mãe, a senadora Daniella Ribeiro, e do tio Aguinaldo Ribeiro. Apareceu bem em Campina Grande, seu território, mas aventurou-se nos terreiros de Patos, Sousa, Santa Luzia, Bananeiras, Duas Estradas, e, ao lado do deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia, foi receber as bênçãos de Santo Antônio, na tradicional festa de Piancó, onde, num passado recente, não faltavam as principais lideranças do Estado.

Observe-se ainda que Lucas aproveitou o período para participar do lançamento do Orçamento Democrático Estadual, um programa de consulta à população que é bandeira especial do PSB e dos partidos de esquerda. Aqui, Lucas tenta tocar o mesmo forró do governador João Azevedo e prepara-se para a eventualidade de assumir o governo, na hipótese da desincompatibilização de João, e até de ser candidato em 2026.

O Republicanos e o deputado Hugo Motta não deixaram de fazer suas articulações, embora seja possível perceber que existe uma fixação nas ações para atração do deputado Romero Rodrigues para o partido. Talvez o Republicanos não consiga a filiação e a candidatura de Romero a prefeito em Campina Grande, mas os sinais são no sentido de que muito provavelmente já tenha comprometido o apoio do ex-prefeito campinense à candidatura de Motta ao Senado em 2026. É que a possibilidade de Romero seguir Bruno no apoio a Veneziano se apresenta extremamente remota.

Ainda restam alguns dias de festa, mas dificilmente São Pedro vai mudar os rumos traçados por essa movimentação política produzida nos festejos até agora. O jogo já está rolando.

Leia outras análises de Josival Pereira aqui.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.