TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

George Morais confirma projeto de protagonismo da família na política da PB

Família Morais trabalha para deixar para trás o papel de coadjuvante a assumir protagonismo na disputa pelo poder estadual.

Por Josival Pereira Publicado em
George Morais (União Brasil), deputado estadual
George Morais (União Brasil), deputado estadual (Foto: Divulgação)

Durante algum tempo na política da Paraíba, entre os anos 1990 e a primeira década dos anos 2000, o ex-senador Efraim Morais organizou um partido, o PFL, que passou a ser considerado o fiel da balança na polarizada disputa entre o peemedebista José Maranhão e a família Cunha Lima. No comando de uma legenda, Efraim fugiu da dependência do então PMDB e do PSDB e entrou no núcleo de poder na Paraíba, mas como coadjuvante.

Experiente, Efraim conseguiu ampliar e segurar seu agrupamento político e abrir espaços para o filho (Efraim Filho), que pôs juventude na articulação e, depois de três mandatos na Câmara Federal, também chegou ao Senado, 20 anos depois da eleição do pai para o cargo (2002).

Agora, com outro filho na política – George Morais, eleito deputado estadual nas últimas eleições -, a família Morais transmite evidentes manifestações de que subiu a régua de ambição na política da Paraíba e, de forma legítima, trabalha largamente para deixar para trás o papel de coadjuvante a assumir protagonismo na disputa pelo poder estadual.

O deputado George Morais até considera que o União Brasil já é protagonista na política paraibana por dispor em seus quadros de um senador da República (Efraim Filho) e contar o segundo maior número de prefeitos, perdendo apenas para o PSB, o partido do governador. Foi o que disse em entrevista ao programa Tambaú Debate nesta quinta-feira. Mas o papel efetivo de protagonista vai exigir um pouco mais, que é a liderança de um dos polos na disputa direta pelo governo do Estado. Efraim Filho se elegeu senador, mas numa aliança heterodoxa, contando até com partidos governistas.

Pela movimentação da família na condução do União Brasil, já se percebe que o objetivo primordial é a busca dessa liderança. O senador Efraim Filho age no plano nacional para manter abertos os canais de garantia de liberação de recursos para municípios do Estado. Se diz independente, porém mantém ligação com o governo Lula, através de ministros indicados pelo União Brasil; o deputado George Morais mantém o meio de campo nas relações com a base política no Estado e o ex-senador Efraim Morais assumiu todas as articulações partidárias.

Existe o sonho de atrair o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, para os quadros do União Brasil, e o deputado George Morais pode ser candidato a prefeito em Cabedelo, que seria a forma de colocar o partido no comando de grandes colégios eleitorais. Em João Pessoa, escaldados pelo fracassado projeto de lançar candidato próprio em 2020, os Morais ainda estudam qual a melhor estratégia, mas não devem ficar de fora da disputa.

A ideia é sair das eleições de 2024 com um número de prefeitos que não permita nenhuma dúvida de que o União Brasil é a segunda maior força política do Estado. Seria a credencial para o senador Efraim Filho assumir a liderança da oposição na Paraíba, o que não parece difícil, já que o ex-deputado Pedro Cunha Lima está sem mandato e seu partido – PSDB – não parece reunir condições estruturais para a disputa das eleições municipais como antigamente.

Em tempo

A família Morais entrou na política em 1946, com Inácio Bento de Morais, pai do ex-senador Efraim Morais e avô de Efraim Filho e George Morais, se elegendo vereador em Santa Luzia, depois prefeito e deputado estadual. Desde essa época, a família Bento de Morais sempre esteve no exercício de cargos políticos. Mesmo no período entre 1979 e 1983, quando Inácio Bento deixou o mandato de deputado estadual e Efraim Morais chegou à Assembleia, a família não deixou de ter mandatos. Ademir Morais foi vice-prefeito de Santa Luzia e depois se elegeu prefeito. A família Morais parece ser a mais longeva com mandatos eletivos efetivos na política da Paraíba.

Leia também:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.