TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Ruy Carneiro já se movimenta e atua politicamente como candidato a prefeito da Capital

Ruy Carneiro foi entrevistado nesta segunda (13) no programa Tambaú Debate.

Por Josival Pereira Publicado em
Deputado federal Ruy Carneiro é filiado ao PSC
Deputado federal Ruy Carneiro é filiado ao PSC (Foto: TV Tambaú/Reprodução/Youtube)

O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) será novamente candidato a prefeito de João Pessoa em 2024?

A resposta do parlamentar a essa pergunta, em entrevista ao programa Tambaú Debate, nesta segunda-feira (13/03), foi a clássica de que ainda é muito cedo para tratar das eleições do próximo ano e que o momento é de trabalho. Essas desculpas de políticos...

Mas a movimentação de Ruy tem cara de gato, bigodinho de gato, rabo de gato, mia como gato e não é gata. É de candidato.

Começa com as emendas parlamentares que destina a João Pessoa. Uma delas – de R$1 milhão – seria para a construção de um hospital veterinário. A ideia entrou no programa de campanha de Ruy em 2020. A proposta, que tem apelo popular por estar vinculada à causa animal, serve para tentar manter Ruy em evidência.

Parece uma solução, mas, politicamente, cria uma armadilha para o prefeito Cícero Lucena. O dinheiro não é suficiente para concluir a obra, mas dá para começar. Se o prefeito adota o projeto, estará realizando uma obra de Ruy. Se não, vira alvo de críticas. Para escapar da armadilha, o prefeito Cícero criou a clínica veterinária, mas terá que decidir o que fazer com a emenda para não ser acusado, lá na frente, de negligenciar verbas importantes.

Outra emenda – também no valor de R$1 milhão – se destina a restaurar mercados públicos. Assim, com objeto genericamente amplo. Nova armadilha. Dá para bastante coisa, mas não para restaurar todos os mercados da Capital. Se Cícero pega a grana, vai estar realizando obras com recursos de Ruy. Se não, será criticado por desprezar ajuda.

Dá para se perceber que o deputado Ruy Carneiro quer polêmica, o que é típico de quem deseja ser candidato a cargos eletivos. E o sonho parece ser provocar o prefeito Cícero Lucena para a polarização, o que não tem acontecido. O prefeito tem se esquivado com habilidade. Mas Rui vai insistir em o chamar para a briga.

Outras emendas do parlamentar são para hospitais importantes para João Pessoa, como o Laureano, o Padre Zé e o São Vicente de Paulo, que é uma forma de demonstrar sua preocupação com a saúde, também um tema de apelo popular.

Na movimentação estritamente política, o deputado Ruy Carneiro tem agido par atrair o MDB para sua causa e já teria acertado com o deputado Walber Virgulino e o presidente estadual do PL, Wellington Roberto, desde a última campanha (Ruy votou em Bruno Roberto para o Senado). A ideia parece ser pelo menos dividir o bolsonarismo, que, somando-se ao PSDB e ao MDB, formaria um campo de centro-direita, tentando captar o que teria sido o sentimento exposto pelos eleitores de João Pessoa nas eleições para governador.

Desse modo, por toda a movimentação e pelos deslocamentos político-ideológicos, sem falar que o parlamentar se saiu bem nas últimas eleições para prefeito, vai ficando claro que o deputado Ruy Carneiro já decidiu e trabalha para ser candidato na Capital nas eleições de 2024.

Leia também:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.