TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Novo porto, PSB engole mosca e mais confusão na Fiep 

Por Josival Pereira Publicado em
Novo porto, PSB engole mosca e mais confusão na Fiep 
Novo porto, PSB engole mosca e mais confusão na Fiep 

Porto de águas profundas

Uma novidade revelada pelo secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricas do Estado, Deusdete Queiroga, durante o encontro do Consórcio Nordeste, merece atenção de todos os segmentos interessados no desenvolvimento da Paraíba. O governador João Azevedo autorizou estudos de viabilidade da construção do porto de águas profundas, no litoral de Mataraca.

Os primeiros dados indicariam que o novo porto atenderia demandas que os portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará, já não dão conta, além de poder viabilizar a navegação de cabotagem no Nordeste e consolidar a Paraíba como centro de distribuição e logística da região.
Faz bem o governador João Azevedo. Os estudos, certamente, vão demonstrar que o porto de águas profundas é efetivamente um equipamento de infraestrutura capaz de impulsionar de forma mais acelerada o desenvolvimento local. Pena que já tenha se passado mais de uma década desde que o então governador José Maranhão, candidato à releição em 2010, lançou a ideia da obra.

O novo ministro de Portos, Márcio França é do PSB, mesmo partido de governador. Pode ajudar.

PSB engole mosca

O PSB, partido do governador João Azevedo, engole mosca e se dá muito mal na composição da Mesa Diretora da Assembleia para o segundo biênio (2024/2026), justo o ano eleitoral. Vai perder a 1ª vice-presidência para o PSD (sai Tião Gomes e entra Felipe Leitão) e a poderosa 1ª Secretaria para o PSDB (Júnior Araújo cederá lugar a Tovar Correia). Aliás, o único lugar na Mesa para os socialistas no segundo biênio será a 4ª na Secretaria, a ser ocupada pelo deputado Júnior Araújo. Os dados estão nos documentos de pedidos de registros de chapas protocolados pelo deputado Adriano Galdino, do Republicanos, único candidato a presidente para os dois biênios.

Janela para o Republicanos

Jornal O Globo, edição desta segunda-feira, e alguns portais nacionais publicaram reportagens registrando que o presidente Lula estaria aproveitando o desgaste dos ataques golpistas do dia 8 como um janela para tentar conquistar o Republicanos para sua base no Congresso. No momento, não se fala em ministério, mas na indicação do deputado Jhonatan de Jesus para o Tribunal de Contas da União (TCU). Muito conservador, o Republicanos seria fiel nas pautas econômicas e sociais e poderia ser infiel nas propostas relacionadas a costumes. Hugo Motta é o líder a conduzir o rebanho. Se der certo.

Proficiência

O CRM (Conselho Regional de Medicina) estuda a adoção de uma prova de proficiência para habilitação de formandos dos nove cursos de medicina na Paraíba (públicos e privados). A revelação é do diretor de Fiscalização do CRM (Conselho Regional de Medicina), Bruno Leandro, em entrevista ao programa Tambaú Debate (TV Tambaú). Segundo ele, diretores do CRM já foram verificar um modelo de avaliação aplicado no Estado de Goiás. A ideia é avaliar os formando, selecionando para o exercício profissional apenas os regularmente aptos. Os cursos seriam testados e a sociedade teria a garantia de profissionais médicos devidamente habilitados.

Eleição da confusão

Filiadas à Fiep (Federação das Industrias da Paraíba) acionaram à Justiça nesta segunda-feira, mais uma vez, para tentar suspender a eleição na entidade, dia 26. A acusação é de falta de transparência. O presidente, Buega Gadelha, que concorre à releição e já está perto dos 30 anos de poder, não teria repassado a lista de delegados aptos a votar. Nem o presidente da Comissão Eleitoral, José Cursino, teria recebido a lista. Ele próprio fez um comunicado da situação à Justiça. Há meses um grupo de oposição tenta afastar Buega Gadelha do processo eleitoral. Já conseguiram alguns pleitos na Justiça, mas o processo eleitoral continua tumultuado. Briga de gente grande.

Palácio da Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Benevides, está distribuindo convites para a solenidade de inauguração das obras de reforma do Palácio da Justiça, a ser realizada em 30 de janeiro, às 16h30.
O prédio principal do Tribunal de Justiça da Paraíba, na praça João Pessoa, é uma obra edificada entre 1917 e 1919, em estilo neoclássico. Abrigou a Escola Normal até 1939, quando sofreu uma reforma interna para funcionar como Palácio da Justiça. No hall de entrada, desde 1965, está localizado o Museu com cripta do presidente Epitácio Pessoa.

Cadê a CPI das telefônicas?

Que fim levou a CPI da Câmara Municipal de João Pessoa que investigou as operadores de telefonia?
Os sinais de celular de várias operadores pioraram e uma das promessas da comissão de investigação, que era o de adotar providências para a retirada do amontado de fios na posteação da Capital, não sofreu um arranhão. Ao contrário, agora é que está bagunçado em ruas e avenidas de bairros importantes, sem contar que as prestadoras de serviço interrompem o trânsito a hora que bem querem para realizar serviços ou esticar nova fiação. As reclamações da população são constantes, mas operadores fazem ouvido de mercador e a Prefeitura faz de conta que o problema não é com ela.

Saída pelo artesanato

O 35º Salão de Artesanato da Paraíba, edição em homenagem à cultura indígena, já teria comercializado, segundo informações liberadas nesse início de semana, mais de R$1 milhão. Prova mais do que suficiente de que o artesanato é uma excelente fonte de renda. O governo do Estado tem investido, mas os municípios ainda não perceberam que uma boa saída para o desemprego seria promover cursos e destinar recursos para o incremento do artesanato.

Balsa do atraso

Usuários da balsa que faz a travessia entre Cabedelo e Costinha, em Lucena, se revoltaram como um atraso injustificado nos horários do meio dia, nesta segunda-feira. O retorno de Lucena para Cabedelo, previsto para 12h30, atrasou cerva de 1 hora. Usuários relataram que os atrasos têm sido constantes, mesmo sendo um período de alta estação turística. Os apelos são de providências por porte do DER.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.