TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Qual a expectativa de nomes da Paraíba no futuro governo Lula?

Por Josival Pereira Publicado em
Lula PT presidente Foto Ricardo Stuckert Instituto Lula
(Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Embora já esteja marchando para a fase final, a Comissão de Transição de Governo, montada pelo presidente Lula, ganhou o reforço de paraibanos nos últimos dias.

Formalmente, entraram na comissão Madu Ayá, secretária Executiva da Juventude do Estado; Dênis Soares, dirigente estadual do PV; Lenildo Morais, petista e suplente de deputado federal; Flávio Moreira, presidente do Agir na Paraíba, e o advogado Rodrigo Farias, ex-procurador de João Pessoa e atual procurador Jurídico da Câmara de Vereadores.

As nomeações reduzem a insignificância da Paraíba na Comissão de Transição, mas, ainda assim, a presença do Estado é diminuta e pouco representativa diante do quadro ostentado por outros Estados. Pelos nomes já nomeados, é plenamente possível concluir que vários deles vão ocupar cargos importantes no futuro governo. No Nordeste, Pernambuco e Bahia se destacam, mas Estados pequenos, como o Piauí, têm nomes na comissão que vão passar direto para cargos em Brasília.

Pode algum desses nomes da Paraíba na Comissão de Transição ser nomeado para cargos no futuro governo?

A Paraíba tem dois políticos com mandatos no Congresso na comissão. São o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Gervásio Filho (PSB). Ambos têm plenas condições de ocupar cargos no governo, mas, dificilmente, isso ocorrerá. No caso de Veneziano, o MDB até poderia indicá-lo, mas, se ele deixar o Senado, o suplente é o bolsonarista Ney Suassuna. Como Lula precisa compor maioria no Congresso, os parlamentares têm poucas chances.

Dos integrantes da Comissão de Transição, talvez seja interessante prestar atenção ao nome do advogado Rodrigo Farias, que participa da Comissão de Justiça e Segurança. Rodrigo é irmão do deputado Lindberg Farias (PT) e ganhou certa notoriedade dentro do partido ao comandar o trabalho de advocacia eleitoral em eleições passadas no Rio de Janeiro. Além disso, o advogado paraibano tem longa experiência no campo jurídico, tendo se destacado como procurador-geral de João Pessoa e no trabalho na advocacia.

Nos últimos anos, Rodrigo Farias tem se dedicado a aprofundar os estudos jurídicos em cursos internacionais, especialmente, se submetendo a um mestrado na França.

Perspicaz, fino no trato, além de preparado, não será surpresa se o advogado Rodrigo Farias acabar convocado para exercer funções no Ministério da Justiça.

Além de Rodrigo, não será surpresa se a cantora Madu Ayá for convocada para ocupar cargos na área da juventude e, por fora da Comissão de Transição, existe expectativa em torno da possibilidade de nomeação do nome da deputada Pollyanna Dutra para cargo no Ministério da Cidadania. Além disso, os nomes do ex-governador Ricardo Coutinho e da suplente de deputada federal Estela Bezerra deverão ser aproveitados no governo Lula, talvez em cargos mais regionalizados.

Mesmo que essas expectativas sejam supridas, é melhor do que se pronunciava, mas, ainda assim, a Paraíba estará insignificantemente representada no novo governo Lula.

Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.