Empregabilidade em destaque: menor taxa de desemprego do país gera novos desafios
Ele ressaltou a importância de uma abordagem moderna na gestão de pessoas
O quadro “Vamos em Frente”, apresentado por Vinnie de Oliveira, trouxe nesta segunda-feira (6) reflexões sobre empregabilidade e o cenário do mercado de trabalho no Brasil. Segundo dados apresentados, a taxa de desemprego nacional atingiu 5,8%, o menor índice da história, enquanto a Paraíba registra 7%, acima da média nacional, e Pernambuco apresenta o maior índice do país, com 10,4%. Estados como Santa Catarina e Rondônia têm os menores índices, de 2,2%.
O colunista destacou que, apesar da queda do desemprego ser positiva, ela também cria desafios para as empresas, que enfrentam dificuldades para contratar mão de obra qualificada, especialmente para períodos de alta demanda, como Black Friday, Natal e início do ano letivo. Ele ressaltou a importância de uma abordagem moderna na gestão de pessoas, que valorize feedback, propósito do negócio e condições claras de trabalho, evitando práticas antiquadas, como “contrato pelo currículo e demissão pelo comportamento”.
Vinnie reforçou a necessidade de preparação e planejamento tanto para empresários quanto para trabalhadores: os primeiros devem entender o mercado, investir na humanização do ambiente e alinhar expectativas, enquanto os profissionais devem demonstrar postura adequada e disposição para contribuir para o crescimento das empresas e do país.
A reflexão central do quadro é que nenhuma empresa cresce sem colaboradores qualificados. Vinnie citou: “Se você quer andar rápido, ande sozinho; se quiser chegar longe, vá acompanhado”, enfatizando a importância do trabalho em equipe e do investimento em pessoas.




