O mercado da beleza fatura bilhões: como você pode aproveitar essa onda agora
Setor cresce mesmo em tempos de crise e pode ser sua grande chance de empreender
*Por Vinnie de Oliveira
Quando olho para o mercado da beleza e estética no Brasil, vejo uma das portas de entrada mais acessíveis e poderosas para quem quer empreender. Você sabia que esse setor já representa cerca de 4% do PIB nacional e movimenta mais de R$ 130 bilhões por ano, segundo a ABIHPEC? O Brasil é simplesmente o 3º maior mercado de cosméticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
E não pense que é só vaidade: em momentos de crise, o setor continua crescendo porque autocuidado virou necessidade. Só em 2024, o mercado brasileiro de beleza avançou 12,7% em vendas – impulsionado pelas redes sociais, e-commerce e novos modelos de negócios digitais.
Oportunidade não falta, mas atenção: 84% dos profissionais da beleza ainda estão na informalidade. Isso significa perder acesso a crédito, aposentadoria e chances de crescimento. Se você atua ou quer atuar nesse setor, formalizar e profissionalizar o negócio é o primeiro passo para escalar.
Tendências como produtos veganos, estética masculina, clean beauty (menos química e mais sustentabilidade) mostram que há espaço para todos. Mas só vence quem se diferencia com atendimento de qualidade, fidelização do cliente e controle de custos.
A Feira Paraibana da Beleza, em sua décima sétima edição, demonstrou pela movimentação de público, empresas expositoras, palestrantes de renome nacional e internacional que mesmo em momentos de crise demonstram todo seu potencial. Em nosso estado temos grandes profissionais e um lastro de crescimento gigantesco. Acredito demais no potencial de impacto do setor de Beleza e Estética.
Minha dica: escolha um nicho, invista em capacitação e use a tecnologia a seu favor. A beleza não é apenas um espelho — é um negócio que pode transformar vidas e gerar riqueza.
Vamos em frente?
*Vinnie Oliveira é consultor, especialista em empreendedorismo e o autor da coluna Vamos em Frente




