TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Vamos em Frente

Crédito do Trabalhador agora pode ser acessado por MEIs, rurais e profissionais de apps, alerta Vinnie de Oliveira

Coluna “Vamos em Frente” desta segunda (28) destaca ampliação do programa e dá orientações para uso consciente do recurso

Por Redação T5 Publicado em
Vamos em Frente 2807
Vinnie reforça que existem outras opções de microcrédito com juros baixos ou quase zero (Foto: Ricardo Félix)

O programa Crédito do Trabalhador, aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada, passou por atualizações e agora pode ser acessado por trabalhadores rurais, profissionais vinculados a Microempreendedores Individuais (MEI), os próprios MEIs, e também trabalhadores de aplicativos, que antes estavam fora da cobertura. O tema foi destaque na coluna “Vamos em Frente”, com o consultor Vinnie de Oliveira, no programa Conexão Clube Tambaú desta segunda-feira (28).

De acordo com Vinnie, a inclusão dessas categorias representa um avanço importante, especialmente para quem depende de capital de giro para manutenção ou troca de veículos, como é o caso dos motoristas de app. “Esse pessoal estava muito estrangulado e recorria ao cartão de crédito, que tem juros altíssimos”, afirmou. Ele também alertou para o uso responsável do recurso. “Não adianta ter acesso ao crédito e se enforcar. O crédito é bom, mas tem que saber usar com inteligência”, disse.

Segundo dados mencionados pelo colunista, quase 2 milhões de brasileiros já retiraram o valor e 40 milhões de simulações foram realizadas desde o lançamento da linha. A título de comparação, o Brasil tem cerca de 40 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o que mostra o alto nível de interesse.

A medida aprovada também permite que pessoas com mais de um vínculo empregatício, com duas ou três carteiras assinadas, solicitem crédito por cada contrato. Entre as regras principais, o valor do crédito não pode comprometer mais que 35% do salário, e as garantias são vinculadas ao FGTS (até 10%) e à rescisão contratual (até 100%).

Além do Crédito do Trabalhador, Vinnie reforçou que existem outras opções de microcrédito com juros baixos ou quase zero, como o programa Eu Posso, da Prefeitura de João Pessoa, e o Empreender Paraíba, que tem linhas específicas para setores como o empreendedorismo feminino. “Existe dinheiro mais barato no mercado. Busquem essas fontes antes de cair em armadilhas financeiras”, alertou.

A pauta foi inspirada em mensagens de seguidores do colunista nas redes sociais. Segundo ele, o aumento da procura por crédito está diretamente ligado ao desejo de conquistar renda extra. “Só tem um jeito de fazer isso: trabalhando. E com cuidado na hora de usar o crédito”, finalizou.

A coluna "Vamos em Frente" vai ao ar às segundas-feiras, na Rádio Clube FM, dentro do programa Conexão Clube Tambaú.



Relacionadas

Mais Lidas