Carros Autônomos no Brasil: O futuro do transporte já começou?

*Por Vinnie de Oliveira
Neste mês de março a Tesla recebeu autorização para operar o serviço de transporte de pessoas no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Detalhe importante: o serviço será ofertado com motoristas contratados pela empresa. Até aí não parece nada de novo além do modelo que não acontece no Brasil de motoristas serem contratados pelas plataformas. Inclusive esse debate é gigantesco sobre legislação trabalhista, custos operacionais, aumento de tarifas aos passageiros, interesse por parte dos motoristas destes registros.
Para o passageiro comum, ao utilizar o aplicativo da sua plataforma preferida, acontece uma magia preciosa nesta trajetória de consumo: o armazenamento de dados. Todas suas corridas, trajetórias, mudanças não previstas pelo aplicativo de direção, comportamento do motorista, do passageiro, tudo, fica armazenado para o desejo destas plataformas: a retirada do motorista do circuito.
Na Câmara dos Deputados nós temos a comissão permanente de viação e transportes que em outubro do ano passado teve mais um encontro para debater a movimentação para autorização de carros autônomos em território brasileiro.
Você deve estar lendo e pensando: “esse colunista deve estar maluco. Isso é coisa pro futuro, nunca terá no Brasil,...”. Não é bem assim e posso te provar com elementos importantes para você pensar.
Os carros elétricos já são uma realidade em nosso país. Os mais céticos e leigos não imaginavam uma entrada e adoção tão rápida aqui no Brasil. Alguns fatores favorecem isso: custo dos combustíveis aumentando de forma tremenda, redução no custo de manutenção, o rastreamento do veículo ser nativo, dificuldade de roubo por falta de mercado e travamentos de segurança. O custo de aquisição é ainda um pouco maior que os carros comuns mas, o que já acontece fora do Brasil, já está sendo mais frequente: carros elétricos nos serviços de aplicativos. Já conversei com pelo menos dez motoristas diferentes em João Pessoa e todos afirmaram estar muito satisfeitos pois a economia de combustível era referente a prestação do veículo. Excelente negócio!
Os carros elétricos monitoram todos os dados e abastecem os fabricantes. Mesmo com a péssima qualidade das nossas vias no país eles estão tendo contato com nossas condições para a etapa posterior e natural que será a entrada dos carros autônomos.
Segundo estudo encomendado pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) estima-se que tenhamos mais de 1,7 milhões de motoristas de aplicativos no Brasil. Houve um crescimento de 35% do número de motoristas em relação a 2023. São números bastante expressivos e demonstram que as plataformas, tão odiadas por muitos destes motoristas, como em outros países desejam o passo a frente: carros autônomos.
Tive a oportunidade de morar em Portugal recentemente por três anos e a realidade é que desde 2020 não haviam autorizações para novos carros a combustão para trabalharem em aplicativos naquele país. Se você desejasse prestar o serviço teria que fazê-lo com carro elétrico. A movimentação não é apenas por uma questão climática, redução de emissão de poluentes ou a crise energética mundial. O fato é que os grandes grupos desejam reduzir sensivelmente seus custos com humanos operando veículos.
A China, por exemplo, possui cerca de 30 milhões de motoristas de caminhão. O custo logístico ainda tem um impacto de 40% por conta do motorista. O Baidu (similar do Google na China) é o maior investidor mundial na automação de veículos de carga no mundo. A Tesla também já entrou neste jogo.
O que eu posso te dizer é que “o mundo não gira ao contrário”. Ter um olhar um pouco a frente é necessário para sua tomada de decisão neste momento. Da mesma forma que você deseja envelhecer com qualidade, pense também nos rumos que sua carreira pode estar tomando. Talvez um robozinho ocupe seu lugar - ou nem tenha o robô.
Fica a reflexão! #VamosEmFrente
Links interessantes:
https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cvt
*Vinnie Oliveira é consultor, especialista em empreendedorismo e o autor da coluna Vamos em Frente