TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Vamos em Frante

Startup Nordeste celebra o encerramento de mais um ciclo com grandes projetos da Paraíba

Por Redação T5 Publicado em
Sebrae Startup
Startup Nordeste promovido pelo Sebrae Nacional em parceria com os nove estados da região

*Por Vinnie de Oliveira

Durante esta semana acontece em Campina Grande (10/03), em João Pessoa (11/03) e online (13/03) uma série de apresentações das startups participantes da segunda etapa do programa de pré-aceleração Startup Nordeste promovido pelo Sebrae Nacional em parceria com os nove estados da região. Durante três dias 80 empresas e projetos estarão apresentando suas iniciativas para bancas julgadoras que irão selecionar as 60 startups que receberão apoio financeiro e estrutural da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e Sebrae Paraíba.

O incentivo ao empreendedorismo tecnológico tem sido amplamente incentivado nos últimos anos pela facilidade de entrada no mercado para validação das iniciativas. Precisamos pensar que quando iniciamos um negócio tradicional, na maioria das vezes, é muito complicado você oferecer um produto ou serviço sem uma estrutura física para receber seu futuro cliente. 

No caso do empreendedorismo de base tecnológica (que chamamos de Startups) a empresa precisa cumprir três premissas muito importantes: ser um negócio escalável, um negócio replicável e ser um negócio inovador. 

Para que um negócio seja escalável ele precisa ter na sua essência a possibilidade de crescer sem precisar necessariamente ter que contratar mais pessoas ou aumentar um espaço físico. Imagine uma padaria que precisa expandir sua capacidade de produzir pães e bolos, terá que comprar mais equipamentos e ter mais colaboradores. Nas startups este problema de estrutura não existe.

Um negócio é replicável aquele capaz de realizar ajustes rápidos sem mudar sua essência ou entrar em um outro país, por exemplo, mudando de língua sem alterar sua tecnologia. Uma forma de visualização da replicabilidade é a partir dos modelos de franquias. Quando você visita um ponto de venda de uma franquia você está em uma réplica idêntica de muitas outras espalhadas em cidades e estados.

A inovação segue alguns princípios, mas não faz nenhum sentido você criar um negócio exatamente idêntico a outro apenas mudando nome e cores. Por isso o caráter inovador sempre é avaliado em bancas julgadoras.

Se sua ideia não cumpre estes princípios acima não se preocupe. O que é importante é a validação do mercado: cliente pagando pelo seu produto ou serviço. Ainda encontramos muitos “empreendedores de palco” ou “empreendedores de slides” nos ambientes. Pessoas que vivem de demonstrar resultados ou ideias que não funcionam mas continuam se apresentando e, pior, captando recursos de subvenção econômica.

Incentivos como o Startup Nordeste ou o HUB PB (que iniciará inscrições em breve) são essenciais para o desenvolvimento econômico das regiões. Durante meu mestrado utilizei a citação do pesquisador estadunidense Richard Florida que diz que “as sociedades que desejam crescer baseadas em Shopping Centers e fábricas estão fadadas ao fracasso”. Na visão do pesquisador, o incentivo ao empreendedorismo tecnológico, como acontece em Israel por exemplo, faz com que regiões pobres de recursos naturais ou financeiramente possam se destacar pela capacidade intelectual. Com isso, mesmo com um simples celular você pode criar um negócio que se tornar um unicórnio (termo do ecossistema de startups que se refere a empresas que atingem avaliação de mercado de bilhão de reais ou dólares).

Se você tem uma ideia e não sabe por onde começar, o primeiro passo é procurar um destes pontos de apoio ao empreendedorismo como o Sebrae. Com toda certeza você terá apoio e a direção certa para iniciar.

Parabéns a todos da organização do Startup Nordeste e não deixem de acreditar no potencial que nossa região possui para o aumento do desenvolvimento econômico do nosso país. Temos um celeiro de grandes profissionais para contribuir! 

#VamosEmFrente

*Vinnie Oliveira é consultor, especialista em empreendedorismo e o autor da coluna Vamos em Frente



Relacionadas